quarta-feira, 25 de abril de 2018

Secretarias de Educação e saúde realizam II ciclo de oficinas da voz

Os profissionais que utilizam a sua voz diariamente, sobretudo, os professores precisam estar atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal. Não se pode negligenciar, é preciso conhecer a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida. 

O Dia Mundial da Voz tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. 

Nessa perspectiva, planejando ações de cuidados com a saúde do servidor, a Prefeitura Municipal de Campo Alegre, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, na tarde desta terça-feira (24), realizou, na Escola Virgem dos Pobres, o II Ciclo de Oficinas da Voz, em comemoração ao Dia Mundial da Voz, que é oficialmente comemorado no dia 16 de Abril. 

Foram realizadas oficinas de orientação e prática de exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz, e técnicas de relaxamento.
As oficinas foram destinadas aos/as professores/as e conduzidas por uma equipe multidisciplinar, composta por: Psicóloga Martha Eugênia, Fisioterapeuta Charles e as Fonoaudiólogas Renata Andrade e Vivian Villena. 

Na oportunidade estiveram presentes Diretores e Coordenadores das Secretarias de Educação e Saúde, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. 

A recepção aos convidados, foi conduzida pela Coordenadora da Saúde do Trabalhador, Zuckerllan Bernadelli, que representou as Secretárias das pastas de Educação e Saúde, devido à outros compromissos de ordem da administração pública. 

A partir deste momento, a Prefeitura Municipal poderá executar ações de tratamento e prevenção à saúde vocal, melhorando as condições de trabalho dos servidores da Educação, respeitando a Meta 18 do Plano Municipal de Educação e Plano Municipal de Saúde. 

Foi um momento foi de grande relevância para os profissionais da educação, pois favoreceu o entendimento quanto a necessidade de exercitar técnicas que antecedem o momento da aula, e após a aula, para que não venham a adquirir problemas de saúde nas cordas vocais. 

SOBRE O DIA MUNDIAL DA VOZ 

No dia 16 de Abril, comemora-se o “Dia Mundial da Voz”, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que orienta e incentiva os cuidados com a voz, principalmente para os profissionais que mais fazem uso deste instrumento de comunicação. 

A primeira celebração em homenagem à voz surgiu no Brasil em 1999, porém só ganhou destaque mundial a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia. 

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. 

A celebração do "Dia Mundial da Voz" é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.
 

Nenhum comentário: