segunda-feira, 23 de abril de 2018

Instituições de ensino da rede municipal realizam atividades em comemoração aos “povos indígenas”

Durante a ultima semana, os Centros de Educação Infantil (CEI) e Escolas Municipais de Campo Alegre realizaram atividades em alusão aos “Povos Indígenas do Brasil, especificamente de Alagoas”. De forma dinâmica e bastante envolvente, as instituições abordaram temas relacionados a população indígena. 

Segundo a Lei 11.645/2008, que Inclui no Currículo Oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, é necessário que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de povos ou outras características individuais e sociais. 

É um tema que contribui para o fortalecimento da nossa história e das nossas raízes, a fim de que o aluno perceba outros grupos sociais, auxiliando-o na construção vida sociocultural das identidades. 

Nessa perspectiva, a Escola João Fernandes Vieira Filho realizou o IV Seminário do “Dia do Índio”, com o Tema: Um novo olhar sobre a história indígena em Alagoas, tendo como palestrante Taysa Kawanny Ferreira Santos, técnica da SEMED, Mestra em Educação. 

A Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo, por sua vez, realizou o I Seminário do Dia do Índio, com o tema: Descolonização do saber: história e mobilização indígena em Palmeira dos Índios-AL, ministrado pelo Palestrante Cássio Junior Ferreira da Silva (indígena), mestrando em Antropologia Social – UFAL e no sábado (21) os alunos irão visitar o território indígena Xucuru Kariri na Aldeia Jarra e o Museu Xucuru. 

A Escola Professora Zenóbia Ferreira realizou uma Palestra direcionada pela Professora Taysa Kawanny Ferreira com o Tema: Um Novo olhar sobre os Povos Indígenas em Alagoas. 

Buscando compreender melhor os indígenas, quebrando estereótipos e desmistificando o pensamento que os indígenas de hoje vivem como há 500 anos, o CEI Maria José desenvolveu uma exposição da Cultura Indígena, iniciando com a História de KABÁ DAREBU DE DANIEL MUNDURUBU, seguindo com música todo dia é dia de Índio, e abordando outros temas referentes aos povos indigenas. 

O CEI Cícera Marinho e a Escola Menino Jesus preparam “Rodas de Conversa”, apresentação da cultura indígena, poemas e poesias, atividades de recorte, pinturas e colagens, fazendo uma reflexão sobre a importância dos povos indígenas, mantendo suas terras e respeitando as suas manifestações culturais.

O “Dia do Índio” faz parte do calendário escolar nacional. É uma data especial que tem o objetivo de valorizar os indígenas e o seu papel em nossa história e cultura. Hoje, a maior luta dos povos indígenas é a demarcação de terras. Eles reivindicam para que as terras sejam demarcadas pelo Governo a partir do olhar do indígena. 

Dia do Índio (Dia dos Povos Indígenas): foi criado em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.540. É comemorado em 19 de Abril, pois remete ao dia em que os delegados indígenas, representantes de várias etnias, se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940.
 

Nenhum comentário: