quarta-feira, 18 de abril de 2018

Atividades lúdicas marcam comemoração do dia nacional do livro infantil nas escolas e biblioteca municipal

Em comemoração ao “Dia Nacional do Livro Infantil”, nesta quarta-feira (18), todas as Instituições de Ensino da Rede Municipal de Campo Alegre, incluindo a Biblioteca Pública Municipal Padre Júlio Albuquerque e a Unidade SESI Indústria do Conhecimento estão realizando durante a semana, atividades de incentivo a leitura, cujo objetivo é desenvolver leitores proficientes.

Na Biblioteca Municipal as atividades já começaram na segunda-feira, com leitura para as crianças e cotação de histórias, e a participação do Grupo Contadores de Histórias com encenações de clássicos da literatura infantil, como o Sitio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato e um pouco da vida e obra de escritores como Carlos Drummond de Andrade e Clarisse Lispector.

Nas Escolas e Centros de Educação Infantil a programação é a mais variada, incluindo desde uma história por dia, com direito a caracterização e dramatização protagonizada pelas professoras a uma Feira de Livros. Estão sendo realizadas oficinas relacionadas ao dia do Livro Infantil; Exposição de Obras Literárias de Ricardo Azevedo, Bia Bedran e Vinícius de Moraes; Feira Literária de seletivas de obras trabalhadas em sala; exposição de trabalhos realizados e também foi instituída a “Semana de Leitura”.

É importante despertar nos estudantes o prazer da leitura e ainda, reforçar a importância do livro como difusor de conhecimentos. A ideia é estimular a prática da leitura por meio de atividades lúdicas, levando as crianças e jovens a refletirem sobre o sentido dos contos, apontando também personagens, conhecendo autores e recriando as narrativas, inclusive, os professores estão abordando sobre a origem e a história do livro.

As ações também contam com a participação dos pais, que estão sendo orientados a estimularem a leitura em casa, sempre desafiando as crianças e jovens a conversarem sobre as leituras realizadas.

“É de fundamental importância incentivar a leitura e o imaginário das nossas crianças, ainda mais quando falamos em alfabetização, são crianças que estão iniciando a vida escolar e conhecer o mundo através da leitura é transformador", destacou a secretária de Educação, Professora Graciene Alencar.

A ação contou com o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação através das diretorias e escolas da Rede Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Data homenageia escritor brasileiro

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002 como uma forma de homenagear o escritor Monteiro Lobato, que dedicou-se a produzir obras da literatura infantojuvenil como o clássico “Sítio do Pica Pau Amarelo”. As escolas costumam aproveitar a data para realizarem atividades de valorização do livro e da cultura, apresentando às crianças os principais autores brasileiros.
 
 

Nenhum comentário: