sábado, 21 de abril de 2018

Centro de Educação Infantil Maria José realizou a I Exposição cultural indígena

Na quinta-feira (19), o Centro de Educação Infantil Maria José, realizou a Primeira Exposição Indígena. As temáticas foram estudadas em salas de referências durante alguns dias e neste dia, as crianças puderam apresentar o que elas aprenderam. 

A divisão dos temas foi realizada por turmas, iniciando desde o berçário e adequando a sua faixa etária. Berçários: Plantas medicinais, Maternais 2: Instrumentos utilizados pelos Indígenas, maternais 3: Alimentos, Jardins II: Cultura, Jardins I: A Evolução Indígena (mostrando os dias atuais, em todos os aspectos, principalmente as profissões). 

Foi realizada a parte artística da História KABÁ DAREBU de Daniel Munduruku, com objetivo de mostrar para os educandos que a população brasileira é formada a partir da mistificação de povos e culturas, tentando quebrar estereótipos e ampliando um olhar com respeito às características nativas. 

Para a equipe gestora e o corpo docente do CEI, é de fundamental importância proporcionar momentos como esse, mantendo uma relação viva com conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de um povo. Sabendo-se que as crianças aprendem mais e melhor através das experiências vivenciadas. No final foi apresentada a música “Todo dia é dia de Índio”.
 

Nenhum comentário: