segunda-feira, 30 de abril de 2018

Equipe do cadastro único intensifica visitas para recadastramento de famílias beneficiárias de programas sociais

Com foco nas Famílias com mais de dois anos sem atualizar os dados no sistema, a Equipe do cadastro único está realizando visitas aos úsuarios para realizar o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico) para os programas sociais do governo federal. 

As visitas estão acontecendo em todo município. A ação, segundo a coordenadora do Bolsa Família, Mayara Lemos, visa complementar os trabalhos das equipes nas unidades assistências do município, objetivando buscar este grupo de famílias e  evitar a exclusão delas nos programas sociais.

“Estamos intensificando os trabalhos, que acontecem durante todo ano,  no objetivo de identificar estas famílias, que muitas vezes são pessoas sem acesso à informação e que acabam perdendo o prazo. Por isso, é de extrema importância que se atentem ao prazo do recadastramento, busquem se informação e evitem esses transtornos,” explicou Mayara.

De acordo com a coordenadora, para o recadastramento é necessário que o titular do benefício apresente documentos originais e cópias do cartão do Bolsa Família, do comprovante de residência do titular do cartão; carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque, certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família e declaração escolar ( caso tenha crianças /adolescentes).

Para casos em que a família tenha crianças de 0 a 7 anos, os responsáveis precisam apresentar a certidão de nascimento e cartão de vacina e cpf. Para adolescentes, menores entre 6 e 17 anos, apresentar declaração de frequência escolar; ou em caso em que os pais não integrem a família, é necessário que o responsável do menor apresente a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda.

Mayara orienta que os pais ou responsáveis, além de se atentarem aos documentos necessários para a atualização, precisam também informar nas unidades quando houver mudanças nos dados escolares dos menores. “Muitos, por exemplo, trocam de escola e não fazem a atualização desses dados junto à Assistência. Isso implica em várias complicações quando o sistema cruza esses dados, pois a equipe não consegue localizar essas crianças, muitas vezes, compreendendo que já não fazem mais parte do quadro de beneficiários”, esclareceu.

CadÚnico

O Cadastro Único é um sistema que identifica e caracteriza famílias de baixa renda, as que possuem renda mensal de até meio salário mínimo per capital; ou renda mensal total de até três salários mínimos.  É a através do CadÚnico que o governo obtém dados da realidade socioeconômica dessas famílias , trazendo informações de todo o núcleo fami9liar, das características do domicílio, das formas de acesso ao serviços públicos  essenciais. Com o banco de dados o Governo formula políticas próprias para melhorar as condições de vida dessas famílias.

É importante lembrar que realizar o CadÚnico não significa tornar-se beneficiário dos programas oferecidos pelo governo federal. Após o cadastro, os dados fornecidos pelo responsável familiar são encaminhados para o Governo e passam por uma análise. “Após a triagem e cruzamento de dados é que será aprovado ou não a inclusão da família nos benefícios sociais,” finalizou a coordenadora.

Nenhum comentário: