sábado, 21 de abril de 2018

Alunos da Escola Monsenhor Hildebrando visitam o território indígena do povo Xucuru Kariri em Palmeira dos Índios

A Escola amparada pela Lei nº 11.645/08, proporcionou para um grupo composto por quarenta discentes, representando as oito turmas dos nonos anos conhecerem o território Indígena Xucuru-Kariri em Palmeira dos Índios/Alagoas. Bem como a realidade em que vivem os índios em Alagoas. Para que os(as) discentes, se apropriem desse conhecimento subscrito na referida Lei. E percebam que todos nós somos brasileiros, índios e não-índios, uma vez que na base formativa de nossa sociedade tem uma imensa contribuição das populações indígenas. 

O primeiro momento aconteceu na Mata da Cafurna, onde toda equipe foi recepcionada com uma belíssima apresentação do toré, inclusive uma grande parte teve a oportunidade de participar diretamente da apresentação; em seguida o Pajé Tanawy Tenório fez uma explanação sobre o povo indígena Xucuru-Kariri da Mata da Cafurna e logo após abriu um espaço para os(as) alunos(as) e professores(as) fazerem perguntas e em seguida conheceram também a Escola Estadual Indígena da Mata da Cafurna. Vale salientar que o Tanawy Tenório e o seu pai Lenoir Tibiriçá participaram dos últimos capítulos da novela global “Velho Chico”. 

O segundo momento foi realizado na aldeia Jarra; onde o povo Xucuru-Kariri fiz uma excelente apresentação e na oportunidade os visitantes tiveram o privilégio de conhecer o povo Indígena Fulni-ô de Águas Belas – Pernambuco, que estavam visitando os Xucurus. O grupo é o único do Nordeste que consegue manter a própria língua – Ia-tê e que também fez algumas apresentações, inclusive houve um momento em que, além dos povos indígenas dos dois grupos os alunos e professores também foram inseridos na apresentação. 

Alguns discentes e docentes relataram sobre a importância daquele momento, que foi único e que jamais será esquecido. O grupo foi acompanhado pelas professoras mestras: Taysa Kawanny Ferreira Santos, Larissa Ferro e pelo mestrando professor Cássio Junio Ferreira da Silva. 

A visita foi realizada graças ao apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal de Campo Alegre. A Equipe Gestora da Escola Monsenhor Hildebrando que é formada pela diretora geral: Maria Anisia Ferreira Ribas e pelos diretores adjuntos: Edivaldo de Medeiros Silva e José Davi dos Santos também acompanhou os (as) alunos(as), bem como o articulador juvenil - professor Amerino Rodrigues de Paiva Neto.
 

Nenhum comentário: