sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Prefeita Pauline Pereira empossa Comitê Municipal Intersetorial das políticas públicos para a primeira infância

Em solenidade presidida pela prefeita Pauline Pereira, realizada na Câmara de vereadores de Campo Alegre na manhã desta sexta-feira 16, foi empossado o Comitê Municipal Intersetorial das políticas públicos para a primeira infância. O Comitê da Primeira Infância é uma estratégia de coordenação de políticas em favor da criança. 

Durante a solenidade a prefeita Pauline Pereira ressaltou os grandes investimentos do município realizados na Primeira infância, desde o pré-natal das gestantes, o nascimento das crianças na Unidade Mista Senador Arnon de Melo, a implantação de serviços como o teste do pezinho, teste do olhinho e teste da orelhinha e a implantação de 05 novas creches no município, entre outras ações.

A solenidade teve a presença de secretários municipais, vereadores, educadores do município, conselhos municipais, e populares.

Primeira Infância

A primeira infância é a fase do desenvolvimento que vai do nascimento até os 6 anos. O Núcleo Ciência pela Infância diz, na publicação Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância Sobre a Aprendizagem, que esse período é crucial para a criança, porque é nele que ocorrem o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais e a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o avanço de habilidades mais complexas.

Durante essa etapa da vida ocorrem o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros. Cada um desses aspectos é interligado aos demais e influenciado pela realidade na qual a criança vive.
 
 

Nenhum comentário: