sábado, 3 de dezembro de 2016

Alunos da Escola Dom Constantino participam do Projeto Embaixadores do Planejamento

Alunos da Escola Estadual Dom Constantino Luers, em Campo Alegre, entenderam melhor as políticas públicas e aprenderam sobre a importância de participar dessa construção

As sugestões da Isa, as pontuações de Pedro e as cobranças de Maria Júlia foram fundamentais para enriquecer ainda mais o encontro realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), durante a 5ª edição do Governo Presente, nesta sexta-feira (02).

Titulado como “Projeto Embaixadores do Planejamento”, o encontro entre a equipe técnica da Seplag e alunos de nível médio da Escola Estadual Dom Constantino Luers, no município de Campo Alegre, resultou em uma oficina sobre o Plano Plurianual Participativo (PPA).

O PPA organiza e viabiliza o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e, a partir daí, os caminhos são trilhados para viabilizar essas metas. Por meio do documento, é possível aprimorar e atualizar os desafios para os quatro anos de uma gestão, dando efetividade estratégica às ações de Estado. E nada mais coerente que incluir a sociedade alagoana nesse processo.

A aluna Isa Cardoso, de 18 anos, foi uma das jovens que defendeu a ideia de que uma construção coletiva e compartilhada se faz essencial na efetivação de um governo eficiente. “Eu acho fundamental o Estado promover esse tipo de evento, junto à população, pois muitas vezes os alunos não têm acesso a essas informações do município, por exemplo. A gente não sabe como funciona o planejamento, mas foi uma ótima oportunidade de aprender um pouco”, enfatizou a estudante.

Durante a oficina, os alunos presentes simularam ser secretários de Estado de diversos segmentos e, inclusive, o próprio governador. Isa Cardoso foi, por algumas horas, secretária da Educação, e falou da importância de políticas públicas voltadas ao ensino de crianças e jovens alagoanos.

“É preciso priorizar o combate às desigualdades sociais e um grande passo é promover a educação de qualidade como um direito social. Acredito que o que vem sendo feito pelo Governo de Alagoas é um passo importante para isso se tornar realidade. Aqui no colégio, com a participação do Governo, muita coisa vem melhorando. O índice de aprovação no Enem cresceu e vários alunos já estão entrando na faculdade. Isso é muito bom!”, pontuou Isa.

Para o secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, o Governo se utiliza de vários meios para saber o que a sociedade precisa, e um desses meios é a consulta social. “A proximidade que temos adotado com a população alagoana por meio de encontros que o Governo Presente proporciona tem sido fundamental para a efetividade de um Estado mais digno que queremos construir. Foi prazeroso perceber os valores desses jovens e a sede de cada um deles por uma nova Alagoas. Com o Projeto Embaixadores do Planejamento, os adolescentes aprenderam um pouco mais sobre a importância de uma gestão pública participativa e eficiente”, finalizou o secretário.
 

Nenhum comentário: