terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Secretaria de Saúde de Campo Alegre realizou várias ações no Dia Mundial de Combate à AIDS

Como tema "FIQUE SABENDO" as ações foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde em todo o município

Com o objetivo de chamar a atenção da população campo-alegrense para o combate ao vírus HIV, transmissor da Aids, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou nesta terça-feira (01), Dia Mundial de Luta Contra à Aids, diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde do município que incluíram: palestras, realização do teste rápido de detecção de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites, além da distribuição de panfletos informativos e preservativos femininos e masculinos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

A campanha evidencia que é possível conviver com a AIDS, mas com o preconceito não, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

As unidades básicas de saúde se destacaram em suas ações com o objetivo de informar que a prevenção é o melhor remédio e acabar com o preconceito.  Teste rápido é simples: a do HIV ocorre por meio da gota de sangue retirado da polpa do dedo, similar ao teste de diabetes. Os resultados são conhecidos em um período de tempo que varia de 20 a 30 minutos.

A Secretaria Municipal da Mulher Juventude e do Idoso também participou das ações que também fazem parte dos 16 dias de Ativismo onde na UBS Edja Lidiane no Conjunto Olival Tenório foi realizado uma palestra com o enfermeiro George Leite falando sobre DST's e também métodos contraceptivos e com a Psicóloga Mônica Rosa falando sobre a violência contra a mulher, que destacou que a mulher sofre vários tipos de violência: Psicológica, física, sexual e moral.

O evento teve como objetivo orientar a população diante os riscos das doenças sexualmente transmissíveis, bem como foi realizado teste rápido de HIV.  Foi também uma forma de alertar sobre a violência que muitas MULHERES sofrem dentro do próprio lar.

O município de Campo Alegre se destaca por sua preocupação em disponibilizar uma saúde de qualidade atuando em todos os seguimentos de prevenção, promoção e tratamento.

Sobre a doença

A sigla AIDS vem do inglês "Acquired Immunodefiecience Syndrome'', que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da AIDS (HIV) destrói as células branca do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.

A AIDS pode ser transmitida por meio do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987. O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, começou a promover campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS desde 1988.



Nenhum comentário: