quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

SEMED promoveu seminário municipal do pacto nacional pela alfabetização na idade certa – PNAIC edição 2015

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED do município de Campo Alegre, realizou nesta terça-feira 15 de Dezembro, no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, o encerramento das atividades de formação continuada de Professores com o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A abertura do seminário contou com uma belíssima apresentação de dança, dos alunos da Escola Tempo Integral Helenilda Correia.

O seminário teve como objetivo proporcionar momentos de reflexão das práticas por meio de relato de experiências, apresentação de sequências didáticas, paródias, dramatizações projetos didáticos e gráficos com o perfil das turmas demonstrando uma grande evolução na aprendizagem de nossos alunos, do ciclo de alfabetização (1° ao 3° ano). Na ocasião foram expostos os trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores e alunos nas salas de aula durante o ano letivo de 2015. 

Os relatos mostraram o quanto o PNAIC vem mudando a práticas de ensino dos professores e o quanto cresceram profissionalmente,  facilitando o alcance da meta 5 do Plano Municipal  de Educação de Campo Alegre, que é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. 

Durante este ano os 73 professores alfabetizadores que atuam do 1º ao 3º ano participaram de 80 horas de formação, atendendo 1.822 alunos, além dos coordenadores pedagógicos que participaram efetivamente das formações. O curso aconteceu com este público docente dividido em três turmas, ministradas pelas orientadoras de estudo, Professoras Cícera Maria da Conceição, Giscele Maria da Silva e Maria Cleide de Farias. 

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal, porém uma iniciativa de compromisso assumido pelos entes governamentais municipais, estaduais e federal, a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O evento contou com a participação dos professores alfabetizadores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, equipe técnica da SEMED, da Secretária de Educação Josineide Granja, do Secretario Adjunto de Educação Claudio Costa, das Formadoras Damiana Maria Barbosa Jaires Melo e Eliane Araújo Correia representando a Universidade Federal de Alagoas  - UFAL, da Presidente da Câmara de Vereadores, Jeane Nascimento, dos Vereadores José Correia, Alan do Lucinho, G. Correia e Kellyn Guimarães.

Para a Coordenadora Municipal do PNAIC, Professora Aristéia Nascimento, “realizar este momento foi de grande significado para educação Campo Alegrense, afinal tratar de alfabetização, e no fim do ano letivo reservar um momento onde as experiências exitosas possam ser expostas a comunidade é de suma importância para que possamos avançar numa educação com qualidade sólida e eficaz rumo ao sucesso dos educandos”.



Nenhum comentário: