quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Projeto do Senador Benedito trará benefícios para o município de Campo Alegre

O projeto incluiu os municípios dos vales do Mundaú, Paraíba e Jequiá em área da Codevasf

O senador Benedito de Lira (PP-AL) conseguiu aprovar nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, o projeto de lei complementar 370/2015 que inclui os rios Paraíba, Mundaú e os afluentes do Jequié na área de atuação da Codevasf. O projeto tem caráter terminativo. O autor do projeto realizou uma intensa articulação na Comissão de Desenvolvimento Regional, o que resultou em quórum suficiente não apenas para a aprovação da matéria como na superação de etapas regimentais.

Com a aprovação municípios como Campo Alegre que estejam localizados nessa área passarão a ter direito a todos os benefícios ofertados pela CODEVASF, como cisternas, saneamento básico, kits de irrigação dentre outros.

O próprio Benedito de Lira fez questão de agradecer ao presidente da CDR, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), ao relator da matéria, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) e a todos os 11 senadores da comissão que atenderam ao seu apelo. Benedito realizou intensa articulação junto a todos os senadores e isso foi ressaltado por todos os membros da CDR.

O projeto tem caráter terminativo, agora depende apenas da aprovação da Câmara dos Deputados. Benedito de Lira acredita que esta decisão possa ocorrer ainda este ano.

O projeto

O senador Benedito de Lira explicou que a Codevasf possui todas as condições para salvar os rios Paraíba, Mundaú e Jequiá e em consequência as três mais importantes lagoas do Estado, que representam o grande santuário ecológico de Alagoas.

Ao longo dos anos, os principais rios alagoanos foram muito prejudicados com o lançamento de esgotos domiciliares e os resíduos industriais. Além disso, o desmatamento progressivo contribuiu para o assoreamento dos rios.

“Se nada for feito, as lagoas Mundaú e Manguaba vão morrer e a Lagoa de Jequiá vai ter o mesmo destino. Daí o esforço para que a Codevasf passe a cuidar disso com a maior brevidade. A Codevasf vem realizando projetos importantes de revitalização e nossas esperanças estão nas mãos da Codevasf”, disse o senador Benedito de Lira.

Nenhum comentário: