quarta-feira, 13 de março de 2024

Secretários que irão disputar eleições em outubro precisam deixar os cargos seis meses antes da eleição

Para disputar os cargos de prefeito ou vereador nas Eleições 2024, ocupantes de diversos cargos e funções - como servidores públicos, militares e dirigentes de empresas públicas - devem ficar atentos aos prazos de desincompatibilização exigidos por lei.

Assim, pré-candidatas e pré-candidatos devem se afastar (de forma temporária ou definitiva) do posto que exercem para concorrer no pleito.

No município de Campo Alegre nomes como os secretários Zé Braz, Alan do Lucinho, Helma Carneiro e Junior Bengala, são apontados com pré-candidatos para cargos de vereadores. De acordo com a legislação eleitoral, estes já devem deixar seus cargos no inicio de Abril. Com isso algumas mudanças dede acontecer no secretariado municipal no próximo mês.

O objetivo é garantir igualdade de oportunidades ao evitar que futuras candidatas ou candidatos utilizem a estrutura pública e recursos para obter vantagens eleitorais diante dos concorrentes. Caso a pessoa continue exercendo a função após o prazo estipulado, ela incorre na chamada “incompatibilidade”, que é uma das causas de inelegibilidade previstas na Lei Complementar n° 64/1990.

Os prazos para desincompatibilização variam de acordo com a função ocupada pela pessoa interessada e com a vaga para a qual ela deseja concorrer na eleição. As datas são calculadas considerando o dia do primeiro turno do pleito, que, neste ano, será em 6 de outubro.

Confira no link os prazos para outros cargos públicos e privados: AQUI

Nenhum comentário: