sábado, 9 de março de 2024

Representantes de Campo Alegre participaram da IV Conferência Nacional de Cultura em Brasília

O município de Campo Alegre teve representatividade por membros do Conselho Municipal de Politicas culturais e que foram eleitos delegados na Conferência Estadual de Cultural no segmento literatura e setor governamental na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada no período de 04 a 08 de Março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A Conferência contou com a participação de representantes de todos os estados brasileiros, discutindo os rumos das políticas públicas de cultura. O estado de Alagoas contou com a participação de 40 delegados, incluído 03 representantes do município de Campo Alegre, que foi representado pela diretora de cultura Jane Cleide Vicente, e os escritores Ricardo Lima e Jeane Tertuliano.

O evento discutiu, durante cinco dias, temas visando avanços para a cultura nacional, onde os delegados e delegadas da 4ª CNC aprovaram o Regulamento Interno da Conferência. O documento definiu a metodologia e as diretrizes para a condução dos trabalhos realizados ao longo do encontro nacional.

A partir dessa aprovação, os participantes passaram para as discussões nos 13 grupos de trabalho e seis eixos temáticos que norteiam a Conferência rumo à Plenária Final.

A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) começou com 140 propostas colhidas nos municípios, estados e Distrito Federal. Os Grupos de Trabalho escolheram, então, 84 prioridades, que se transformaram em 30 nas plenárias dos eixos.

Os eixos da 4ª Conferência Nacional de Cultura foram:

Eixo I - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura]
Eixo II - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
Eixo III - Identidade, Patrimônio e Memória
Eixo IV - Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade
Eixo V - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Eixo VI - Direito às Artes e Linguagens Digitais

A aprovação do marco regulatório aconteceu durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura, coroando o processo de articulação entre União, estados e municípios, retomado pela atual gestão do MinC e Governo Federal, após anos sem avançar no Congresso Nacional. O PL do SNC prevê a garantia dos direitos culturais em todo o território, por meio da colaboração entre os entes federativos para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura. Agora, o texto segue para sanção presidencial.

A semana contou também com o Festival da Cultura, apresentado pelo Banco do Brasil, reunindo grandes nomes da música brasileira na 4ª Conferência Nacional de Cultura, numa celebração da diversidade e da democracia. Estiveram presentes mais de 3.000 pessoas integrando as delegações estaduais.





Nenhum comentário: