quarta-feira, 20 de março de 2024

Estudantes da Rede Municipal de Ensino participação da Avaliação de Fluência em Leitura

As escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre irão realizar no período de 20 de março a 05 de abril a aplicação da Avaliação de Fluência em Leitura para os alunos do 2º ano do ensino fundamental I anos iniciais. A avaliação será aplicada para 464 estudantes da rede.

A avaliação é realizada por meio do aplicativo Caed Fluência e consiste na aferição da capacidade de os alunos lerem com velocidade e precisão (automaticidade), um número de palavras dicionarizadas e palavras inventadas, isoladas, e um pequeno texto narrativo, em determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão.

A Avaliação de Fluência é um instrumental que visa a colaborar para a alfabetização dos estudantes e para a formação de leitores. O processo de aplicação utiliza uma metodologia desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Os dados gerados por meio desse instrumento de diagnóstico vão permitir que a rede fortaleça suas políticas de formação continuada e elabore políticas públicas na área de alfabetização, bem como avaliem e consolidem as já existentes.

A partir dos resultados da avaliação será possível realizar um diagnóstico do processo de alfabetização em toda a rede, assim como acompanhar e monitorar o desenvolvimento do Pacto de implementação.

Nenhum comentário: