domingo, 22 de julho de 2018

Visando garantir educação para todos Campo Alegre institui “Comitê - busca ativa escolar”

As Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, reuniram-se na ultima quarta-feira (18), com membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Poder Legislativo e dos Conselhos tutelares, com o objetivo de aperfeiçoar a parceria quanto à identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola.

A reunião aconteceu no prédio do LEA (Laboratório de Ensino Aprendizagem) e teve como uma das pautas a Plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF, Instituto Tim, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), aderida pela prefeita Pauline Pereira em 2017. 

Na oportunidade, foi instituído um Comitê Gestor da Busca Ativa Escolar no município, composto por representantes das instituições envolvidas e ainda indicados os supervisores institucionais. A partir daí serão desenvolvidas diversas ações de mobilização e engajamento da sociedade civil e preparação para uso da Plataforma. 

Uma das prioridades do Governo Municipal, Gestão Pauline Pereira, é qualificar cada vez mais a educação de Campo Alegre, oferecendo às crianças e jovens condições de se desenvolverem e de adquirirem conhecimento, cumprindo as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), ratificadas no Plano Municipal de Educação (PME).

“O investimento na educação é fundamental para garantir um ensino de qualidade”. A afirmação é da secretária municipal de Educação, Profª Graciene Alencar.

Sobre a Plataforma

A Busca Ativa Escolar é uma metodologia e ferramenta tecnológica, que possibilita o compartilhamento de dados e informações entre as instituições, permitindo articular as ações de intervenção para que cada criança e adolescente sejam matriculados e permaneçam na Escola, e tenham, assim, a condição de desenvolverem-se adequadamente.

A identificação das crianças e adolescentes fora da escola é informada através de alertas realizados por meio do aplicativo Busca Ativa Escolar instalado nos aparelhos Android e IOS, e também pode ser feita por tabletes, mensagem de texto, gratuitamente, de qualquer celular, além de formulários impressos. 

O alerta é informado à profissionais que irão visitar as famílias dessas crianças e adolescentes e verificar os fatores de estarem fora da escola, a fim de realizar uma intervenção para que sejam matriculados e permaneçam em acompanhamento por um ano ou até que não haja mais risco de evasão.

A gestão municipal é pautada pelo compromisso com a integração e o desenvolvimento do município, bem como de seus munícipes. E vem ao longo dos anos, investindo em diversas áreas, sobretudo, na educação, por entender que o investimento na educação é fundamental para garantir um ensino de qualidade.

Entre os desafios da área em Campo Alegre está assegurar o acesso pleno de crianças e jovens à Rede Municipal de Ensino, bem como a permanência destes no convívio escolar.

Nenhum comentário: