terça-feira, 10 de julho de 2018

Representantes de Campo Alegre participaram do VIII Encontro estadual de gestores de bibliotecas públicas

Durante os dias 04, 05 e 06 de julho, a secretária municipal de educação de Campo Alegre professora Graciene Alencar e a técnica da SEMED, Iracélia Guedes, responsável pelas salas de leitura e bibliotecas, participaram do VIII Encontro Estadual de Gestores de Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias de Alagoas.

O encontro aconteceu na Biblioteca Estadual Graciliano Ramos onde reuniu diversos Bibliotecários e Gestores de Bibliotecas dos Estados Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia e tinha como objetivo integrar e fortalecer as ações das bibliotecas públicas de Alagoas e incentivar a sistematização de ações capazes de consolidar, em caráter permanente, práticas leitoras, assim como criar possibilidades de acesso ao livro.

O evento é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, através da Coordenação de Almiraci Dantas e equipe, com apoio total da ONG Recode/RJ, através do Programa Conecta Biblioteca, em parceria com o Ministério da Cultura, com o Plano Nacional do Livro e Leitura/PNLL.

Na oportunidade, também aconteceu o X Encontro Estadual Proler Alagoano e o I Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas do Nordeste.

Durante o evento, a consultora da Recode e secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Renata Costa, e a analista de projetos da Recode, Ilca Bandeira, promoveram uma oficina cujo intuito foi fortalecer a construção dos planos municipais e estaduais de Livro e Leitura, conforme previsto pelo projeto de lei 7752/2017, que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).
Foram três dias bastante produtivos, de muito aprendizado e trocas de experiências. Os representantes dos Municípios que foram selecionados no Programa Conecta Biblioteca também tiveram sua participação no evento, no qual o Município de Campo Alegre apresentou suas ações vinculadas ao programa e as atividades a serem realizadas.

Segundo a secretária de educação “foram momentos de grandes aprendizados, creio que o objetivo deles foi alcançado, pois estamos saindo daqui motivados e cheios de ideias para renovarmos esses espaços de leitura e deixa-los cada vez mais próximos da população”.
 

Nenhum comentário: