quinta-feira, 26 de julho de 2018

Representantes de Campo Alegre participam do 2º Encontro de Conselhos Municipais de Educação do Polo II

E encontro dos municípios da Mata sul e Litoral Sul – da UNCME/AL aconteceu na Cidade de São Miguel dos Campos.

Nesta  terça-feira, (24), a União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, através do Polo II, com Sede em Campo Alegre, realizou o II Encontro dos Conselhos Municipais de Educação, que aconteceu no Auditório do Fórum Desembargador Moura Castro na Cidade de São Miguel dos Campos, com a presença de 12 Municípios, dos 15 que formam o Polo, tendo como objetivo: “promover a união e estimular a cooperação entre os CMEs de Alagoas”.

A UNCME tem como pautas permanentes a criação do Conselho Municipais de Educação em todo o território brasileiro, a instituição dos Sistemas Municipais de Ensino e ainda a orientação para elaboração e implementação dos Planos Municipais de Educação, contextualizados, articulados e participativos, alinhados a sua avaliação e monitoramento.

O Encontro foi pautado em 4 momentos distintos: Abertura do evento com a composição da mesa, pelas autoridades institucionais (UNCME) e Poder Executivo local; exposição de um painel, discorrendo sobre a UNCME: O que é? A estrutura organizacional? Qual sua finalidade? Apresentação da Carta de Ilhéus, onde específica os compromissos dos CMEs e Cadastros e Filiação dos Conselhos de Educação na UNCME, apresentado pela Vice-Presidente Nacional e Coordenadora Estadual da UNCME/AL, professora Marly Vidinha.

Seguida de uma mesa redonda, onde teve o tema central: “Plano Municipal de Educação – PME na articulação do Sistema Municipal de Ensino – SME: Conselhos Municipais de Educação frente aos novos desafios com a implementação da BNCC”.

A mesa foi Coordenada pela Presidente do CME de Penedo, professora Keith Guimarães, tendo como mediador da mesa o Coordenador do Polo II e  articulador da UNCME/AL, na implementação da BNCC, professor Lucas Rinaldo.

O painel 1, com a temática: PME na articulação do SME, foi apresentado pela professora Maria Josineide Granja – Assessora Técnica da UNCME/AL e o painel 2, abordando o tema: Conselhos Municipais de Educação frente aos novos desafios com a implementação da BNCC, com a prof.ª Marly Vidinha, Vice Presidente Nacional e Coordenadora Estadual da UNCME. Que lembra a todos/as, a importância do pagamento da anuidade, de acordo com a Portaria nº 04/2018 e Resolução nº 01/2018 da UNCME Nacional.    

Nas considerações finais, o Coordenador do Polo II, Professor Lucas Rinaldo, faz seus agradecimentos a todos/as os Municípios que estiveram presentes neste momento tão importantes, dizendo esses/as conselheiros/as, que, estão assim, garantindo esse espaço de debates e não deixando que outros/as, façam, por nós, o que nós podemos e devemos fazer.

Também, agradeceu as professoras: Josineide Granja, Keith Guimarães, Marly Vidinha e Tereza Calixto, pela contribuição na explanação das temáticas, Coord. de mesa e receptividade, a toda equipe da SEMED e COMED de São Miguel dos Campos, anfitrião do evento e ainda a  SEMED e Prefeitura de Campo Alegre, município Sede do Polo II, por todo o apoio recebido, conclui o Coordenador professor Lucas Rinaldo.
 

Nenhum comentário: