domingo, 15 de julho de 2018

Conisul: Prefeitos participam da segunda etapa do 1º Encontro do Grupo Estratégico da Educação

Prefeitos dos municípios da Região Sul participaram, nesta quarta-feira (11), da segunda etapa do 1º Encontro do Grupo Estratégico da Educação: Integração Regional, do programa Melhoria da Educação, projeto da Oficina Municipal patrocinado pela Fundação Itau Social. Na abertura dos trabalhos, a presidente Pauline Pereira, agradeceu a participação dos gestores e reforçou o compromisso necessário para o bom desempenho do projeto.

“Trata-se de um programa que tem como foco a mudança de paradigmas. Teremos desafios, mas com certeza o resultado será bastante exitoso. Elevar os índices de educação não é uma tarefa simples, mas ampliar a ação do Consórcio regionalizando ações também a educação nos fará [Consórcio] um exemplo a ser seguido”, destacou, agradecendo a participação dos técnicos da Oficina Municipal e da Fundação Itaú Social.

Os demais prefeitos endossaram a palavra da presidente e agradeceram a participação de todos. Em 2013 e 2014, o Programa Melhoria passou a ser realizado em parceria com a Oficina Municipal e com Consórcios Intermunicipais buscando como resultado um maior impacto em conjuntos de Prefeituras de uma mesma região. Logrou-se com isso o fortalecimento dos órgãos gestores da educação e também de dois consórcios intermunicipais do Estado de São Paulo, o Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema - AMVAPA e o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira – CODIVAR, com a formação de mais de 100 gestores municipais, responsáveis por redes escolares que acolhem cerca de 86.000 estudantes.

No biênio 2015/2016, a Oficina Municipal realizou o Programa em municípios integrantes de outros dois consórcios: CIVAP, no estado de São Paulo e COGIVA no estado da Paraíba. Já no ano de 2017, o Programa Melhoria da Educação passou por dois eixos de atuação, sendo o primeiro o processo de revisão metodológica e o segundo o apoio da constituição da Rede de Consórcios Intermunicipais da Educação – composta, até então, pelos quatro consórcios que já haviam passado pelas formações anteriores do Programa.

A parceria firmada entre os consórcios acima referidos, a Fundação Itaú Social e a Oficina Municipal possibilita a participação de prefeitos, dirigentes municipais de educação e suas equipes e as equipes dos consórcios em um processo de formação que se concretiza através de algumas estratégias de ação: Desenvolvimento de um planejamento de curto prazo a partir da realização de um diagnóstico da educação municipal e a construção de instâncias de troca de experiências e ação coletiva no nível regional.

Nenhum comentário: