sexta-feira, 27 de julho de 2018

Programa formação pela escola oferta mais uma turma em Campo Alegre

Durante os meses de março e junho de 2018, o Programa Formação pela Escola, que é um programa de formação continuada, cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento da atuação dos/as agentes e parceiros/as envolvidos/as com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE, ofertou os cursos PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola e PLi – Programas do Livro, formando 04 turmas.

Nos dias 24 e 25 de julho, a Secretaria Municipal de Educação, através da Tutoria do Programa, conduzida pela professora Marice Rocha Barbosa, deu início a oferta de mais um curso, o de Controle Social, dividido em duas turmas, uma em Luziápolis e outra na Sede.

Participaram deste curso: técnicos/as da SEMED, gestores/as escolares, professores/as, profissionais das salas de leitura, membros dos Conselhos Escolares e outros Conselhos ligados a educação.

O Curso trata do acompanhamento e controle social em relação às políticas públicas educacionais, abrangendo os principais programas de financiamento do FNDE. Apresenta o controle social e a atuação do CACS Fundeb, o acompanhamento do Conselho da Alimentação Escolar e trata de questões relacionadas com o exercício da cidadania e da atuação do/a cidadão/ã nesse processo.

Assim, no decorrer do Curso, o estudo se dará em torno de compreender a vinculação existente entre controle social e os conselhos formados para acompanhar a execução desses programas.

Neste primeiro momento foi apresentado o que é o Programa Formação Pela Escola, os cursos ofertados por meio deste, e posteriormente feita uma explanação da Unidade I que trata especificamente sobre os recursos financiados do Fundeb: da aplicação à prestação de contas.

Esses primeiros momentos foram dinâmicos e interativos, e, trouxeram muitas informações, ressaltando o dever de responsabilidade no processo de execução, fiscalização e prestação de contas dos recursos desse Fundo.
 

Nenhum comentário: