domingo, 15 de julho de 2018

Conisul: Prefeitos pactuam implantação do projeto Melhoria da Educação, financiado pelo Itaú Social

Os 17 prefeitos dos municípios Consorciados ao Conisul assinaram, nesta quarta-feira (11), o acordo de cooperação para implantação do Programa Melhoria da Educação, iniciativa da Fundação Itaú Social, realizado em parceria com a Oficina Municipal e tem como objetivo fortalecer gestores municipais de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, bem como com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação.

Além da assinatura do acordo, aconteceu o 1º Encontro do Grupo Estratégico da Educação: Integração Regional, envolvendo a participação dos secretários de educação. Os gestores municipais fizeram uma apresentação do quadro de cada município: desafios, dificuldades e projetos que estão dando certo.

Na parte da tarde, a equipe da Oficina Municipal  apresentou um diagnóstico com os indicadores da educação dos municípios e fez um resumo das principais etapas a serem cumpridas pelos próximos três anos, período de duração do projeto junto ao Conisul.

A parceria firmada entre o Conisul, a Fundação Itaú Social e a Oficina Municipal possibilitará a participação de prefeitos, dirigentes municipais de educação e suas equipes e as equipes dos consórcios em um processo de formação que se concretiza através de algumas estratégias de ação: Desenvolvimento de um planejamento de curto prazo a partir da realização de um diagnóstico da educação municipal e a construção de instâncias de troca de experiências e ação coletiva no nível regional. 

O objetivo é ampliar a autonomia dos municípios principalmente pelo embasamento teórico-prático das equipes gestoras da educação municipal e pela criação de uma institucionalidade intermunicipal própria, que apoie os municípios participantes do consórcio em diversos aspectos das políticas de Educação.

A metodologia utilizada prevê que a Oficina Municipal oriente e acompanhe os gestores municipais na elaboração de diagnóstico da situação local a partir da análise de indicadores sociais, com o objetivo de desenvolver e implementar planos de curto, médio ou longo prazos e de processos de gestão na área da Educação em âmbito regional. A elaboração dos planos e dos processos de gestão é feita de maneira participativa, envolvendo diferentes atores sociais.

Na abertura dos trabalhos, a presidente Pauline Pereira, agradeceu a participação dos gestores e reforçou o compromisso necessário para o bom desempenho do projeto. “Trata-se de um programa que tem como foco a mudança de paradigmas. Teremos desafios, mas com certeza o resultado será bastante exitoso. Elevar os índices de educação não é uma tarefa simples, mas ampliar a ação do Consórcio regionalizando ações também a educação nos fará [Consórcio] um exemplo a ser seguido”, destacou, agradecendo a participação dos técnicos da Oficina Municipal e da Fundação Itaú Social. 
 
Integram o Consórcio os municípios de Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coruripe, Campo Alegre, Igreja Nova, São Brás, Porto Real do Colégio, Roteiro, Junqueiro, São Miguel dos Campos, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, São Sebastião e Teotônio Vilela.

Nenhum comentário: