terça-feira, 31 de julho de 2018

Técnicos do setor habitacional de Campo Alegre participam do Seminário de habitação de interesse social

O evento organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas foi realizado no SENAI em Maceió.

Os técnicos do setor habitacional de Campo Alegre, Cicero Serafim, Luiza Santana e Tâmara Alves participaram no ultimo dia 25 de julho do Seminário “Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social como alternativa para melhoramento dos espaços urbanos de Alagoas”.

O evento foi realizado no auditório do Senai, no bairro do Poço em Maceió sendo organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL); do Governo de Alagoas – por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra); e do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat). 

O objetivo do evento foi fortalecer capacidades técnicas e institucionais sobre melhoria e prevenção de favelas e das condições de vida dos habitantes destes assentamentos, bem como dos habitantes das grotas de Maceió.

O público alvo do seminário era de graduados e graduandos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Engenharia Civil, além de técnicos do Governo de Alagoas, das prefeituras municipais e áreas afins.

No decorrer do evento foram expostas várias temáticas como:

“Programa de Assistência Técnica Para Habitação de Interesse Social’. O assunto foi conduzido pelo palestrante Gilson Paranhos. O programa conta com metodologia e estratégia de projetos adaptados à realidade de cada área de intervenção, promovendo dignidade e qualidade à casa e ao espaço público, melhorando o déficit habitacional qualitativo e garantindo aspectos como salubridade, acessibilidade, sustentabilidade e segurança;

“Programa Vivenda: Reformas Habitacionais”, palestra conduzida por Fernando Assad. O Programa é uma empresa social que realiza reformas de melhoria habitacional, com assistência técnica, mão de obra e financiamento de baixo custo. O Programa Vivenda vem recebendo reconhecimento internacional;

“Soluções Urbanas: Projeto Arquiteto de Família”- tema conduzido por Mariana Estevão. O Soluções Urbanas é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação em projetos de planejamento urbano, habitação e desenvolvimento socioambiental; e o último tema:

“Contexto Habitacional em Alagoas e Experiências de Assistência Técnica – Case Escritório Modelo de Causas Sociais (EM CASA) ”, com a explanação da Professora Doutora Débora Cavalcanti. O “EMCASA” é um escritório modelo coordenado pela Universidade Federal de Alagoas, com tutoria de graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo para elaboração de projetos de extensão universitária, arquitetônicos e urbanísticos para a comunidade de baixa renda.

A equipe técnica da habitação do município pode acompanhar projetos desenvolvidos em outros estados e compartilhar experiências que estão dando certo no cenário nacional e internacional na área habitacional. Ampliando com isso, os horizontes de ideias para projetos futuros para o município de Campo Alegre.
 

Nenhum comentário: