terça-feira, 1 de maio de 2018

Vigilantes e Ausaes da rede municipal de ensino participam de formação de curso de GRHE

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre promoveu nos dias 25 e 26 de abril, em parceria com a Associações de Agricultores Alternativos – AAGRA, uma formação do Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos- GRHE. O curso foi coordenado pelas das Diretorias de Gestão de Ensino – DIGEN e Gestão do Sistema de Ensino – DIGESE.

A formação cujo objetivo é tornar aptos os funcionários (Vigilantes escolares e Auxiliares de serviços administrativos educacionais - Ausaes) das escolas municipais que receberam as cisternas quanto ao uso e preservação das mesmas. Os encontros foram realizados no auditório da sede da AAGRA, no município de  Igaci/AL. Durante a formação todos/as  tiveram conhecimento de diversos temas relacionados à água.

Participaram da formação 02 funcionários de cada Instituição de Ensino selecionada para o projeto “CISTERNAS NAS ESCOLAS”, que é fruto de uma parceria com a Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), que tem como objetivo levar água para as escolas rurais, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva, sendo contempladas as seguintes instituições:

Centro de Educação Infantil Maria José;
Centro de Educação Infantil Maria Valcira;
Centro de Educação Infantil Lizete Alves;
Escola João Paulo II;
Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo;
Escola Elita Tenório;
Escola Maria Lourinete Porto;
Escola Cícero Mizael;
Escola Menino Jesus de Praga;
Escola Dorgival Gonçalves (Estadual).
A implantação das  cisternas nas escolas tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.

“Este projeto é muito importante para garantir às crianças o direito à água de qualidade e, consequentemente, aumentar a frequência escolar e o desempenho dos alunos. As Cisternas nas Escolas é um passo inicial no sentido de melhoria na situação das escolas, sendo um dos elementos que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação na região”, destacou a secretaria de educação, professora Graciene Alencar.

Esta é apenas uma das atividades que estão sendo desenvolvidas pelos técnicos de Educação Ambiental e Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, que têm vários outros projetos sendo desenvolvidos com o intuito de despertar momentos de reflexão sobre as questões Ambientais de forma mais dinâmica e consciente.
 

Nenhum comentário: