quinta-feira, 31 de maio de 2018

Comunidade católica de Campo Alegre participa de mais uma edição da tradicional procissão sobre o tapete de Corpus Christi

A procissão aconteceu nesta quinta-feira (31), fiéis cobriram três quilômetros de ruas da cidade com o tapete para passagem do Santíssimo Sacramento.

A Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos em Campo Alegre realizou nessa quinta-feira (31), a 35ª edição da tradicional procissão do dia de Corpus Christi, percorrendo aproximadamente três quilômetros de ruas da cidade que foram cobertas por um tapete decorativo com imagens e mensagens cristãs feito à base de pó de serra, folhas, tintas coloridas e outros materiais. O evento  que é realizado desde 1983 mobilizou uma multidão de fiéis.

Ao longo dos anos o evento católico se tornou um dos principais acontecimentos no calendário cultural local.

Como de costume antes da procissão aconteceu a celebração da Santa Missa, que foi celebrada na Igreja de São Francisco pelo pároco da cidade, padre Cristiano Firmino Nóia, e pelo Bispo Dom Valério Breda, momento de muita fé e devoção pelos milhares de fiéis presentes. 

Após a celebração eucarística a multidão de fiéis seguiu em procissão percorrendo as principais ruas da cidade enfeitadas pelos belos tapetes, seguindo para a paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no centro da cidade.

História

A confecção do tapete foi trazida ao município pelo saudoso professor Jorge Vieira da Costa, no ano de 1983. A tradição começou timidamente naquele ano só com a gravura de um cálice enorme no lado que dava acesso a igreja matriz da cidade. 

No ano seguinte, decorou-se todo o centro ao redor da Praça Padre Cícero, com a representação dos Sete Sacramentos desenhados, e nos anos seguintes a comunidade abraçou a ideia, que a cada ano vai se aperfeiçoando e revelando belas obras de arte feitas artesanalmente por artistas da terra.

Confecção

A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição. A Prefeitura Municipal todos os anos tem dado apoio da Prefeitura Municipal.

A deputada Jó Pereira, o prefeito em exercício James Matias, vereadores, secretários municipais prestigiaram o evento religioso, entre outras lideranças políticas da cidade e da região.
 
 

Nenhum comentário: