sexta-feira, 18 de maio de 2018

Diversas brincadeiras marcam as atividades do dia de aprender brincando em Campo Alegre

Nesta quinta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o “Dia de Aprender Brincando”, mobilizando educadores, crianças e as famílias que com muito entusiasmo, desenvolveram diversas atividades fora da sala de aula, resgatando as brincadeiras populares.

As atividades aconteceram nas Instituições da Rede Municipal de Ensino, nas Quadras Poliesportivas Daniel José, em Luziápolis, e João Dantas, em Campo Alegre.

Ao longo do dia as crianças tiveram a oportunidade de participar de uma série de brincadeiras fora da sala de aula: circuitos, pula corda, cabo de guerra, bambolê, cantiga de roda, morto vivo, passa anel, coelho sai da toca e tantas outras brincadeiras populares.

O aprender brincando fora das quatro paredes é uma experiência repleta de possibilidades para os educandos se expressarem e aprenderem com todos os seus sentidos, também é uma forma de explorar a criatividade, desenvolver a autonomia e preparar as crianças para a resolução de conflitos.

No município de Campo Alegre, com as possibilidades do “Dia de Aprender Brincando”, as crianças aprenderam que não existem limites no mundo para elas. 

“O brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem, proporcionando a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade”, destaca a Coordenadora da Educação Infantil, Ana Maria Silva.

Brincar fora da sala de aula é essencial para o desenvolvimento das crianças. Quando elas brincam ao ar livre, ficam mais calmas e apresentam resultados mais positivos nas atividades. Fora da sala de aula a aprendizagem acontece de forma mais significativa.

Sobre a data

O Dia de Aprender Brincando é um dia para celebrar e inspirar a aprendizagem e as brincadeiras fora da sala de aula. Criado na Inglaterra, o Outdoor Classroom Day (Dia Fora da Sala de Aula) é um movimento global que busca reverter o cenário no qual 1 em cada 10 crianças não brincam ao ar livre. Reunindo uma série de profissionais e dados sobre o brincar e aprender fora da sala de aula, a Campanha busca sensibilizar a sociedade, com especial atenção às famílias, cuidadores e educadores, para os benefícios que as atividades livres e exploratórias trazem para o desenvolvimento social, cognitivo, físico e emocional das crianças.
 

Nenhum comentário: