sábado, 5 de maio de 2018

Equipe do cadastro único realiza busca ativa para atualização cadastral de beneficiários do Bolsa família no Povoado Chã da Imbira

A ação de localização de pessoas em situação de vulnerabilidade é uma das responsáveis pela inclusão e atualização de várias  famílias no cadastro único.

A Busca ativa é realizada por meio das cadastradoras do setor que desta forma leva o serviço ao cidadão e não o contrário, facilitando seu acesso.

Para realizar o cadastro é necessário apresentar os  documentos originais de todos os moradores da residência: certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade, carteira de trabalho com; CPF; título de eleitor; conta de luz e água; contracheque, processo de guarda (no caso de filhos que não moram com a mãe); declaração da escola em que estudam filhos menores de 18 anos.

A coordenadora destaca que o Cadastro Único serve para os programas Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção de taxa de inscrição em concurso público, carteira do idoso, IDjovem, BPC, INSS para mais barato para donas de casa, programa habitacional e cursos realizados através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

“Desde que iniciamos esta busca, conseguimos inserir novas famílias no CadÚnico. Destacamos que para receber algum dos benefícios previstos, é realizada a avaliação socioeconômica da família, uma vez que cada benefício tem critérios próprios, estipulados pelo Ministério Do Desenvolvimento Social”, salientou Mayara Lemos.

Nenhum comentário: