sexta-feira, 18 de maio de 2018

Equipe do Cadastro Único realiza visitas domiciliares para atualização dos dados de beneficiários

Famílias do Município de Campo Alegre inseridas no Cadastro Único e  Beneficiários do Programa Bolsa Família estão sendo visitadas para atualização do cadastro.

Todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) devem manter seu cadastro atualizado na base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Anualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza a revisão cadastral para identificar famílias que estão com as informações desatualizadas há mais de dois anos no Cadastro Único.  No município de Campo Alegre algumas  famílias estão com seus cadastros desatualizados e terão seus benefícios bloqueados e/ou cancelados por falta desta atualização. Além disso, quando as informações do Cadastro Único estão diferentes de informações de outros registros do Governo Federal, as famílias fazem parte do processo Averiguação cadastral.

Desde o início do processo de revisão e averiguação cadastral, as famílias estão recebendo avisos nos extratos bancários de pagamento, cartas sobre a importância da atualização cadastral e visitas domiciliares. Para evitar o cancelamento do benefício, o Responsável pela Unidade Familiar (titular do cartão de saque) deve procurar um posto de atendimento do Programa Bolsa Família (PBF), CRAS ou do Cadastro Único e atualizar os dados. Após a atualização, a família voltará a receber o benefício normalmente caso esteja no perfil para o programa.

É imprescindível citar que a equipe do cadastro único e PBF vem realizando semanalmente ações de Busca Ativa, a fim de evitar que famílias em situação de pobreza deixem de receber os benefícios por falta de informação ou dificuldades de se locomover aos locais onde se realiza a atualização cadastral.

Nenhum comentário: