sexta-feira, 25 de maio de 2018

Secretaria de educação promove formação continuada para professores do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação vem realizando encontros de Formação Continuada para professores da Educação Infantil, do 1º ao 3º ano e para os Articuladores do Programa Novo Mais Educação por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017/2018.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As formações, cujo objetivo é oferecer suporte didático-pedagógico aos professores e aos coordenadores pedagógicos para que estes possam concretizar os direitos de aprendizagem dos alunos, tiveram início em fevereiro e aconteceram no auditório da Escola Zenóbia e no prédio do LEA, nos horários matutino e vespertino, sob a coordenação da professora Aristéia Nascimento e estão sendo concluídas hoje (25), já o Seminário final, será realizado em junho, com apresentações de experiências exitosas.

Ao longo deste período, a Secretaria Municipal de Educação contou com  seis  formadoras locais, atendendo a 33 professoras e 07 coordenadoras  da Educação Infantil, 64 professoras e 11 coordenadoras  do 1º ao 3º ano e 08 Articuladores do Programa Novo Mais Educação.

As formações para Educação Infantil foram ministradas pelas formadoras Ana Maria e Salezia Mágna, em 8 encontros com duração de 8 horas cada um, perfazendo um total de 64 horas de estudos com os seguintes temas:
Ser criança na Educação Infantil: Infância e Linguagem (caderno 2);
Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: Práticas e interações (Caderno 3);
Currículo e linguagem na Educação Infantil” (Caderno 6);
Continuação das discussões sobre “Currículo e Linguagem na Educação Infantil” (Caderno 6) e das relações entre os cadernos estudados.
Já as formações para os professores e coordenadores do Ensino Fundamental -1º ao

3º ano - foram ministradas pelas formadoras Cícera Maria, Dilene Silva e Taciana Cabral com as abordagens a seguir:
Estudo do Caderno 7 - Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento, totalizando 32 horas;
Estudo do Caderno 8 – Ciências da Natureza, totalizando 16 horas;
Estudo do Caderno 9 – Ciências Humanas, totalizando 16 horas;
Os Articuladores do Programa Novo Mais Educação também tiveram formação em Língua Portuguesa e Matemática, que foi direcionada pela formadora local Jane Cleide Vicente, sendo aplicadas oficinas e estudos com os temas:

Poema;
Contos;
Diversidade com gêneros textuais;
Artigos de divulgação científica;
Ângulos e Estudo dos Triângulos;
Diagonais e propriedade dos Polígonos;
Sólidos geométricos e planificações.
Para a Coordenadora Local Aristeia Nascimento “as formações estão desenvolvendo um trabalho dinâmico, com diversas estratégias didática-pedagógicas que norteiam os professores e permitem aos estudantes da pré-escola e do ensino fundamental alcançarem os objetivos de aprendizagem estabelecidos para cada etapa e para o ciclo de alfabetização”.

Assim, a SEMED agradece a Prefeita Pauline Pereira, que tem a educação como a chave para todas as portas e, por isso, desde seu primeiro mandato, tem buscado, a cada dia, investir nessa área. Seja na valorização dos profissionais da educação, na melhoria da infraestrutura, no gerenciamento dos recursos ou pelos investimentos, por meio de Formação Continuada, garantindo uma educação efetiva, de qualidade e igualitária aos campo-alegrenses.
 

Nenhum comentário: