terça-feira, 22 de maio de 2018

Secretaria Municipal de Educação realiza o momento presencial inicial do curso Programas do Livro

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Formação Continuada e Coordenação de Programas e Projetos, realizou nesta sexta-feira (18), no prédio do LEA, o primeiro momento presencial do Curso Programas do Livro, conduzido pela Tutora do Programa Formação Pela Escola, professora Marice Rocha Barbosa.

Foram formadas duas turmas, sendo que a abertura do curso para cada uma se deu em turnos diferentes – turnos matutino e vespertino - tendo como público: técnicos/as da SEMED, gestores/as escolares, professores/as, profissionais das salas de leitura, membros dos Conselhos Escolares e comunidade em geral.

Este curso tem como objetivo possibilitar aos/as parceiros/as envolvidos/as com a execução, o acompanhamento e a avaliação dos Programas do Livro, com vistas a que possam se constituir em agentes para: 

Estimular os processos cooperativos de operacionalização dos Programas do Livro. 

Favorecer os processos de valorização, uso crítico, conservação e devolução dos livros didáticos e daqueles que compõem a biblioteca escolar. 

Ampliar o acesso às informações sobre o tema e também em relação aos recursos disponíveis para esta política pública. 

Fortalecer a gestão democrática da escola pública.

No decorrer deste curso, será enfatizada a importância do livro didático e a relevância dos Programas do Livro no que diz respeito à distribuição (aos alunos, aos professores e às escolas), bem como reforçar que a forma de utilização adequada dos livros é o ponto primordial para todos os/as envolvidos/as. Além disso, será ressaltada a relação estreita desses Programas com a leitura, identificando-a como atividade capaz de estimular o/a leitor/a à atribuir sentidos a todos os textos, inclusive àqueles que estão fora do contexto dos livros didáticos (revistas, jornais, gibis, vídeos, TV, filmes, charges, mensagens de celular, jogos, internet, etc.).

O que é o Programa Formação Pela Escola?

É um programa de formação continuada, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

O Programa Formação Pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 ou 60 horas cada, em que serão ofertados os Cursos: Competências Básicas, PDDE, PTE, PLI, PNAE, FUNDEB, Controle Social e SIOPE.
 

Nenhum comentário: