terça-feira, 15 de maio de 2018

Pioneirismo: Campo Alegre realizou a I Conferência Intersetorial sobre o Plano Municipal Pela Primeira Infância

O município de Campo Alegre realizou nesta terça-feira 15 de maio, a I Conferência Intersetorial das Políticas Públicas para a Primeira Infância. A Conferência foi organizada pela Rede Municipal Pela Primeira Infância e aconteceu na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Guimarães e teve como tema: “Articulação e Intersetorialidade das Políticas Públicas para a Primeira Infância: a criança, sujeito de direitos, capaz das necessárias transformações sociais”.

A conferência promoveu o debate sobre o desenvolvimento integral das crianças de até 06 anos, e a importância de ações intersetoriais que promovam o cuidado e atenção nos primeiros anos que vida das crianças. O momento contou inclusive com a participação de um grupo de crianças que estudam nos centros de educação infantil do município.

Durante a abertura do evento a secretária Municipal de educação, professora Graciene Alencar apresentou dados dos avanços e cuidados da gestão municipal com a primeira infância nos últimos anos, como pro exemplo o aumento de oferta de matricula em creches que passou de 172 crianças em 2012 para 1.050 crianças matriculadas atualmente, um aumento de mais de 500%.

A conferência contou com uma palestra ministrada pela professora baiana Alda Muniz Pepe.

O município de Campo Alegre é um dos primeiros do Brasil a elaborar o seu Plano Municipal Pela Primeira Infância, onde o documento vem sendo elaborado a pouco mais de um ano com a participação e envolvimento de profissionais, de organizações da sociedade civil, de famílias residentes em diversas comunidades, debatendo e contribuindo na identificação de indicadores, na formulação e planejamento do que precisa ser feito durante os próximos 10 anos.

As deliberações da Conferência serão encaminhadas para a análise do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA que após análise encaminhará ao Poder Executivo e à Câmara de Vereadores para tornar-se Lei, instituindo e estruturando uma Política Pública de Estado.

A Rede Municipal Primeira Infância Conferência contou com a colaboração do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e do Comitê Municipal Intersetorial das Políticas Públicas para a Primeira Infância – COMIPPPI e com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Alegre para concretizara conferência.
 
 

Nenhum comentário: