sexta-feira, 11 de maio de 2018

Secretaria de educação promoveu palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou nesta quinta-feira (10), no Centro Social de Campo Alegre – CESCA palestra e minicurso   sobre a  Base Nacional Comum Curricular, com o tema:  “A BNCC na prática: desafios e possibilidades”.

O encontro teve como objetivo oferecer subsídios técnicos e metodológicos no processo de implantação da adequação curricular de acordo com a BNCC, e foi ministrado pelo  Doutor em Educação, Professor Júlio Furtado.

A palestra aconteceu pela manhã e foi direcionada aos/as professores/as da Rede Pública Municipal de Ensino, com o intuito de alinhar conhecimentos e fomentar a motivação para o trabalho de adequação curricular, permitindo aos participantes um momento de reflexão sobre os principais desafios do professor diante das grandes mudanças na BNCC, por componente curricular.
 
O segundo horário por sua vez, foi destinado as equipes gestoras e técnicos da SEMED, que participaram  do minicurso com o tema: “BNCC e adequação curricular: da teoria à prática”  tendo como objetivo instrumentalizar os líderes  para condução do processo de adequação curricular nas escolas de acordo a BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular da Educação é um documento   que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem aprender e que  o mesmo  permitirá maior  qualidade e equidade na educação.

Na oportunidade a secretária de educação do município, professora Graciene Alencar agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do momento, destacando o comprometimento da Gestão Municipal com a aprendizagem e a qualidade da Educação do município de Campo Alegre.

“A Gestão Municipal vem ao longo dos anos investindo cada vez mais em educação e este momento é uma grande oportunidade para aprendermos mais e discutirmos este tema tão importante que é a nova Base Nacional Comum Curricular. Este é apenas um momento. Mas já estamos desenvolvendo estratégias para mobilizar todos os profissionais que atuam na gestão educacional e na gestão do ensino das instituições de ensino da rede para o estudo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e posterior construção do Referencial Curricular Municipal – RCM, onde contaremos, inclusive com a participação de todos os professores e representantes de pais e alunos”, destacou a secretária.

O evento foi um sucesso e espera-se que toda a comunidade escolar possa participar da construção desse documento tão importante para à educação.
 

Nenhum comentário: