quinta-feira, 17 de maio de 2018

Programa Juventude Empreendedora iniciou atividades com novas turmas em Campo Alegre

O Programa Juventude Empreendedora iniciou suas atividades no município de Campo Alegre, com as aulas sendo ofertadas no Laboratório de Informática da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva, atendendo a 03 (três) turmas, sendo uma pela manhã, uma a tarde e outra a noite.

O curso teve início na segunda-feira (14) e também está sendo ofertado no Povoado Chã da Imbira, no turno matutino, com uma turma e no Distrito Luziápolis, também com uma turma. O município de Campo Alegre este ano conta, inicialmente, com 121 cursistas, distribuídos nas  05 (cinco) turmas.

O curso terá duração de três meses e se caracteriza como oferta de oportunidade e orientação empreendedora aos jovens campo-alegrenses. Mais uma parceria entre o Governo Municipal de Campo Alegre e o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho.

Em Campo Alegre, as ações do Juventude Empreendedora estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Trabalho e Ensino Profissionalizante e as aulas são direcionadas pelos monitores Edson Neto, Wellington Santos e Lucas Severo que foram instruídos em formação específica para monitores do Programa.

O programa visa dar oportunidade ao jovem de se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal. Para participar, o candidato deverá estar cursando o 3º ano do ensino médio ou ter concluído e estar na faixa etária de 18 a 39 anos.

Após a fase de seleção, os jovens participarão de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um. Uma comissão nomeada pela Secretaria de Trabalho selecionará 10% desses planos de negócios e os projetos mais viáveis receberão assistência técnica através do Sebrae Empreendedor Individual (SEI) e por parte da Desenvolve - Agencia de Fomento do Estado - um aporte financeiro a partir de R$ 800 até R$ 15 mil reais, que seja necessário para o negócio.

“O Programa já movimentou diversos estudantes de Campo Alegre desde 2016 e é gratificante ver tantos jovens sendo qualificados para empreender no nosso município e estado, inclusive, alguns campo-alegrenses foram contemplados com a aprovação do Plano, o que serve de incentivo para os que estão iniciando agora”, destaca a Coordenadora de Programas e Projetos da SEMED, Professora Jane Cleide Vicente.
 

Nenhum comentário: