quinta-feira, 11 de maio de 2017

Secretaria de Saúde realizará neste sábado o Dia D da Campanha de vacinação contra a Gripe

Neste sábado (13), a Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando o Dia D de imunização contra a gripe, que mobilizará todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

No dia “D” serão abertos todos os postos de saúde da cidade, povoados e distrito Luziápolis. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Poderão receber a dose da vacina os professores da rede Pública e Privada, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

OBJETIVOS

Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

A influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.

Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. Recentemente, comprovou-se que os vírus sobrevivem em diversas superfícies (madeira, aço e tecidos) por 8 a 48 horas.

Nenhum comentário: