sexta-feira, 19 de maio de 2017

Escolas municipais de Campo Alegre realizam atividades em comemoração ao Dia de Aprender Brincando

Nesta quinta-feira dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Esporte, o Dia de Aprender Brincando nas Instituições da Rede Municipal de Ensino, mobilizando educadores, crianças e as famílias que com muito entusiasmo, desenvolveram diversas atividades fora da sala, resgatando as brincadeiras populares.

O momento foi muito importante para as crianças aprender brincando de maneira esplêndida, pois as atividades e brincadeiras resgataram as tradicionais brincadeiras de infância como: cantiga de roda, passa o anel, pula corda, bolinha de gude, pula elástico, pega-para, entre outras brincadeiras.

O objetivo é resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar o círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidárias e participativas, por isso, escolhemos o tema “Resgatando as Brincadeiras Populares”, com brincadeiras saudáveis, desenvolvendo na criança a sua criatividade, As crianças que têm a liberdade para brincar hoje, estão bem mais preparadas para o futuro. Estar ao ar livre faz com que seja mais fácil desenvolver competências importantes para a vida, trabalho em equipe, liderança e criatividade.

No município de Campo Alegre, a forma com que as crianças e educadores participaram da Campanha revela que é possível ultrapassar as paredes da sala de aula e os muros da escola. O Dia de Aprender Brincando vem para reforçar o direito a uma educação permanente, que responda aos desafios do desenvolvimento integral das crianças. O resultado desse trabalho foi surpreendente com o engajamento de todos.

Sobre a data

O Dia de Aprender Brincando é um dia para celebrar e inspirar a aprendizagem e as brincadeiras fora da sala de aula. Criado na Inglaterra, o Outdoor Classroom Day (Dia Fora da Sala de Aula) é um movimento global que busca reverter o cenário no qual 1 em cada 10 crianças não brincam ao ar livre. Reunindo uma série de profissionais e dados sobre o brincar e aprender fora da sala de aula, a Campanha busca sensibilizar a sociedade, com especial atenção às famílias, cuidadores e educadores, para os benefícios que as atividades livres e exploratórias trazem para o desenvolvimento social, cognitivo, físico e emocional das crianças.
 

Nenhum comentário: