domingo, 28 de maio de 2017

Secretarias municipais integradas realizam o Encerramento da Semana do Brincar

Na ultima sexta-feira 26 de maio, foi realizado o encerramento da Semana do Brincar que teve como tema: “O Brincar que encanta e Tempo”. A culminância do projeto foi realizada no Ginásio Poliesportivo João Matias. O evento contou com a participação dos alunos da Escola Municipal João Rogério e dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade, Povoado Chã da Imbira e distrito Luziápolis.

As atividades foram dirigidas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e Direito à Cidadania e da Secretaria de Educação, resgatando as brincadeiras de Infância e valorizando o Brincar como o direito fundamental para o desenvolvimento saudável infantil.

As crianças participaram de aula de zumba e também de diversas brincadeiras comuns nas gerações passadas, que atualmente estão sendo esquecidas devido o avanço da tecnologia. Os brinquedos utilizados foram confeccionados pelas próprias crianças durante a semana.

A Semana do Brincar aconteceu através da parceria de diversos setores e contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante toda a semana diversas atividades foram desenvolvidas em todo município. A Secretaria Municipal de Esportes também desenvolveu atividades para as crianças durante a semana através do projeto “ESPORTE NA ESCOLA”.

Esporte Na Escola – Semana do Brincar 

As ações foram desenvolvidas pelos monitores do Projeto Esporte na Escola e envolveram mais de 200 crianças. As atividades tiveram como participantes alunos de 08 a 10 anos da escola Helenilda Correia, situada na sede do município de Campo Alegre e das escolas Menino Jesus e Cícero Mizael do Distrito Luziápolis. Foi ofertado um circuito de brincadeiras com o objetivo de despertar a prática de atividade física e resgatar as brincadeiras populares.

As atividades desenvolvidas foram as seguintes: circuito motor, rio cheio, atividades com a corda, estátua, ginástica lúdica, queimada e sol e lua.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
 

Nenhum comentário: