segunda-feira, 29 de maio de 2017

Secretaria de educação de Campo Alegre participa de seminário de lançamento da Semana Estadual de Educação

Na última sexta-feira, 26 de maio, a Secretária Municipal de Educação, Professora Graciene Alencar juntamente com o Secretário Adjunto, Professor Cláudio da Costa e a Técnica da SEMED, Professora Fabiana de Jesus, participaram do lançamento da Semana Estadual de Educação de Alagoas (SEMEAL), que ocorrerá em novembro de 2017 e tem como objetivo dar visibilidade às ações inovadoras empreendidas nas redes de ensino que integram o Sistema Estadual de Educação. 

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação – SEDUC,  ocorreu no Centro de Convenções de Maceió, durante um Seminário do Programa Escola 10, destinado aos secretários municipais de Educação e articuladores de ensino que atuam nas Secretarias Municipais de Educação.

A Escola 10 é uma iniciativa do Governo de Alagoas que visa integrar as redes públicas de ensino de forma a melhorar o aprendizado dos estudantes, diminuir a evasão escolar e expandir os índices educacionais no Estado.

No decorrer do seminário foram realizadas algumas palestras. O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, fez uma exposição sobre o tema ‘Alagoas 200 anos: educação em transformação’, seguida por palestra da fundadora presidente da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz e ainda a explanação sobre o tema ‘Gestão para resultados de aprendizagem’ com Waldirene Maria Barbosa, do CAED.

Os presentes também assistiram exposições sobre “o regime de colaboração e os novos desafios dos gestores municipais”, com Carlos Eduardo Sanches, consultor da Conviva e ex- presidente nacional da Undime e participaram de um debate sobre o tema “Educação e Território” com o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, e professor Ciro Bezerra, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Na ocasião, houve também o lançamento do Portal Escola 10, plataforma que permitirá o acesso aos resultados da Prova Alagoas e um melhor acompanhamento dos resultados de avaliações das redes municipais. Os municípios terão um formulário de cadastro para todos os gestores acessarem a plataforma onde serão informados todos os dados das instituições de ensino e o gestor estará em formação, onde serão trabalhados 4 eixos importantíssimos:  Infância;  Educação Integral; Integração e Gestão para aprendizagem, que de acordo com Graciene Alencar, Secretária de Educação do município “mostra ser uma ferramenta de grande utilidade, onde será possível acompanhar o nível dos alunos, das escolas e das turmas, o que facilitará, sem sombra de dúvidas, o planejamento estratégico e pedagógico do nosso município”.

Nenhum comentário: