quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Combate ao Aedes: Alunos participam do plantio de crotalária nas escolas e creches municipais

Como parte das ações da mobilização do município de Campo Alegre contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Zika, Dengue e Chikungunya, nesta quinta-feira 25 de fevereiro a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, iniciaram o plantio de mudas de Crotalária, - planta que combate o mosquito.

De acordo com o secretário Leonardo Monteiro, a crotalária leva cerca de dois meses para crescer e pode ser plantada em qualquer quintal. As primeiras flores aparecem em até seis meses e na fase adulta, ela pode chegar a 3 metros de altura.

A planta atua como mais uma arma no combate à dengue. Isso porque as flores atraem libélulas, que são predadoras naturais do mosquito transmissor da doença.

Além das escolas as mudas da planta serão plantadas em praças e jardins da cidade.

A CROTALÁRIA

A planta é um inimigo natural, ela atrai a Libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti é um dos seus pratos preferidos.


Nenhum comentário: