sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Secretaria de Educação realiza conclusão de módulo do Curso de Libras e cursistas recebem certificados

Em meio a muitas apresentações de músicas interpretadas em Libras, foi encerrado nesta quinta-feira (22) o primeiro módulo do Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, realizado em Campo Alegre promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O mesmo teve carga horária de 60hs, e contou com a participação de 45 profissionais do município e membros da comunidade.

A Secretaria Municipal de Educação - SEMED ofereceu o curso de Libras no município com o intuito de preparar profissionais para desenvolver a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, com a finalidade de facilitar a inclusão do aluno surdo no ensino regular, promovendo assim, a comunicação entre o professor ouvinte e o aluno surdo, facilitando a socialização e a convivência da pessoa com surdez com a comunidade escolar, combatendo assim, a exclusão de toda e qualquer pessoa no sistema educacional de ensino.

O Curso que teve como formador o Instrutor de LIBRAS, acadêmico de Pedagogia e  Deficiente Auditivo José Antônio Tenório dos Santos, foi avaliado como de excelente qualidade pela maioria dos alunos e pela equipe gestora da SEMED.

De acordo com a Professora Jane Cleide Vicente da Silva, Gerente de Práticas Pedagógicas, o encerramento e certificação dos participantes do Curso de Libras foi emocionante onde os cursistas fizeram apresentação de músicas em libras, objetivando apresentar o nível de aprendizado que adquiriram durante o curso, atividade que teve pleno êxito.

A Professora Maria Antonia Teixeira Gomes idealizadora e organizadora do Curso frisou que o Curso proporcionou aos participantes, o desenvolvimento de características e habilidades, tais como: função social da escola, conhecimento da língua brasileira de sinais, didática e educação de surdos, tecnologias de informação e comunicação nos relacionamento interpessoal com os educados surdos.

Por fim, a professora Maria Antonia Teixeira Gomes chamou a atenção para a carência de profissionais tradutor e interprete de língua de sinais  na região, afirmando que a  profissão de tradutor e intérprete de Libras está ganhando espaço no mercado de trabalho. “Portanto essa iniciativa da SEMED contribuiu para a geração de novos profissionais com tais habilidades, e esperamos que os mesmo tenham muito sucesso e continuem aprofundando seus estudos”, conclui a professora. Desde 2010, a Lei nº 12.319 regulamentou a atividade.

A Professora Rosilene da Silva Araújo Ferreira técnica da SEMED, também se fez presente, ao encerramento e certificação dos cursistas.



Nenhum comentário: