Rádio Web MJ

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Cartório Eleitoral de Campo Alegre realizará Semana do Alistamento Jovem

Apesar de facultativo, jovens a partir de 16 anos já poderão fazer a emissão do Título de Eleitor para votar nas próximas eleições.

A Justiça Eleitoral através do Juiz titular da 47ª Zona Eleitoral no município de Campo Alegre, Bruno Acioli, marcou para o período de 16 a 20 de Novembro, a “Semana do Alistamento Jovem”, com o objetivo de chamamento para os jovens entre 16 e 18 anos realizarem a emissão do Titulo de Eleitor para poderem votar já nas eleições de 2016. O primeiro título poderá ser feito até maio de 2016 e o eleitor o receberá ao final do atendimento, ou seja, no mesmo dia.

Um dos objetivos também é estimular uma maior participação possível da população dentro da faixa etária de forma antecipada, evitando assim a quantidade de atendimentos nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, evitando tumulto e filas desnecessárias.

O cartório Eleitoral também estará enviando ofício para as escolas que atendem estudantes nessa faixa de idade para que as instituições de ensino também se articulem para ampliar a divulgação da importância de participar do exercício eleitoral.

Para fazer seu primeiro alistamento, o cidadão deve se dirigir ao cartório eleitoral, portando certidão de nascimento ou casamento, ou outro documento oficial de identidade em que conste o nome dos pais e a nacionalidade; comprovante de residência emitido nos últimos três meses; e, no caso dos homens com idade entre 18 e 45 anos, comprovante de quitação do serviço militar.

O alistamento é obrigatório apenas para os maiores de 18 anos e os menores de 70 anos. Para os analfabetos, para aqueles com idade entre 16 e 18 anos e para os maiores de 70 anos, é facultativo. Lembrando que o voto é facultativo mesmo para o eleitor maior de 16 anos e menor de 18 que já possui título eleitoral.

O alistamento eleitoral pode ser feito de segunda-feira a sexta-feira no horário das 07h30 as 13h30 no cartório Eleitoral situado na Avenida João Fernandes Vieira, próximo ao GPM em Campo Alegre.

Nenhum comentário: