sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Movimento Nacional de Incentivo a Leitura ‘Dia de Ler. Todo Dia!’ mobilizou a comunidade escolar de Campo Alegre

Nesta quinta-feira 01 de outubro, o município de Campo Alegre participou da Mobilização Nacional de Incentivo à Leitura “Dia de Ler. Todo Dia!”, que nasceu de uma experiência bem sucedida no município de Barueri – São Paulo, a proposta é mobilizar o maior número possível de pessoas e envolve-las em atividades de leitura, fazendo com que essa prática, salutar se torne uma rotina.

Campo Alegre teve como palco central do evento as escolas públicas onde as mesmas desenvolveram várias atividades envolvendo a comunidade escolar durante todo o dia, através de leitura de livros, textos, poesias, gibis, apresentação de peças de teatro, contação de história, recital de poesias, desenhos e pinturas de personagens literários etc.

Algumas escolas contaram com a participação das mães e dos pais dos estudantes, que além de assistirem as atividades, fizeram leituras para seus filhos.

Foram momentos de muitas surpresas agradáveis, as crianças e adolescentes se envolveram de forma intensa e criativa. Estudantes da Escola Helenilda Correia visitaram moradores do bairro e leram para eles, onde na ocasião muitos se emocionaram e foram às lágrimas, em especial os mais idosos que não sabem ler, eram lagrimas de emoção e gratidão.

As crianças foram recepcionadas com uma ornamentação que trouxe para os murais das escolas personagens da literatura infantil, feita com todo esmero e carinho pelas professoras, pedagogas e equipes gestoras, despertando na criançada muita alegria, pais e mães juntaram-se as crianças e fizeram leitura ao ar livre. O cantinho da leitura foi bastante visitado em todas as escolas.

“Foi um dia muito rico, de muitas descobertas para os pequenos leitores, eles participaram de maneira muito criativa. É sempre muito prazeroso participar de eventos que incentiva a leitura”, destacou a vice diretora Anadete Barbosa do Centro de Educação Infantil Maria José Viera da Costa no Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes.

“É muito bom ver crianças do berçário, maternal, ensino fundamental sendo estimuladas a lerem e responderem este estimulo com tanta criatividade, disposição e encantamento pelo despertar que a leitura faz na vida de quem a prática”, afirmou  a Coordenadora de Práticas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, Aristéia Nascimento.

Campo Alegre teve uma participação exemplar nesse dia de Mobilização Nacional de Incentivo à Leitura “Dia de Ler. Todo Dia!”.



Nenhum comentário: