quinta-feira, 6 de abril de 2017

Secretaria de Saúde inicia vacinação antirrábica; Dia D da vacinação Antirrábica acontece neste sábado 08

 
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, iniciou nesta quinta-feira 06 de abril a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos no município. A vacinação segue até o dia 18 e o Dia D acontece neste sábado (08). Durante este período, equipes volantes estão visitando as residências na zona rural e urbana e realizando as vacinações na zona rural do município. 

A vacina antirrábica é gratuita e protege o animal contra a raiva, uma doença que pode ser transmitida para as pessoas e para outros animais. Todos os cães e gatos devem ser vacinados. 

O dia D de Vacinação acontece neste sábado (08), onde as equipes estarão vacinando porta a porta das 08h às 17h, e equipes estarão na Unidade Básica de Saúde Antônio Holanda em Luziápolis e na Unidade Básica de Saúde José Egídio em Campo Alegre.

Para a campanha a coordenação montou o seguinte cronograma, sendo nos dias 06, 07, 08, 10 e 11 em Campo Alegre e povoados vizinhos e nos dias 08, 12, 17 e 18 em Luziápolis. 

A campanha será realizada com os vacinadores percorrendo toda zona urbana e rural do município de casa em casa.

De acordo com a coordenação a meta do município é vacinar 4.720 cães e 2.360 gatos.

Sintomas da Raiva 

A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. A doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal. Apesar de praticamente erradicada, ainda merece alerta.

Portanto vacinar seu animal é de suma importância para prevenir contra a raiva.

Nenhum comentário: