segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Secretaria de Saúde realiza diversas ações de promoção a saúde da Mulher

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre realizou durante todo o mês de Outubro diversas iniciativas em alusão a Campanha Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês aconteceram ações em todas as Unidades Básicas de Saúde onde foram realizados Mutirões voltados para a saúde da mulher, onde foram ofertados: Citologias, Testes Rápidos, Aferição de PA, Glicemia capilar, Atendimento Médico e Atendimento Odontológico e palestras sobre como fazer o Auto Exame ministradas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, entre outras atividades.

Nesta quarta-feira, 31 de Outubro haverá em  todo Município ações de encerramento a campanha Outubro Rosa.

O dia começará com uma Caminhada às 5h30 da manhã saindo da Academia de Saúde da sede - Campo Alegre. As 6h30 será em Luziápolis, a caminhada sairá da academia de Saúde.

Também acontecerão ações na Unidade Mista Senador Arnon de Melo - com participação do NASF e também uma noite de Cinema e Aulas de Relaxamento na academia de saúde da Chã da Imbira.

As ações marcam o fim da campanha em alusão ao combate do câncer de mama e da início à campanha Novembro Azul, que alerta a população masculina sobre o câncer de próstata.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama.

O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

A campanha se faz importante no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.  O importante é focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

O movimento é uma excelente oportunidade para que todos possam se sensibilizar com a causa.
 

Nenhum comentário: