segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Conselho de Educação de Campo Alegre presente no XV Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação

No evento o conselheiro Lucas Rinaldo foi eleito o novo coordenador da UNCME Alagoas.

O Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre esteve representado no XV Encontro Estadual de Conselhos Municipais de Educação que teve como tema: Conselhos Municipais de Educação: Desafios do Regime de colaboração entre Estado e Municípios na implementação da BNCC.  O evento promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Alagoas – UNCME /AL, foi realizado na última quinta-feira (25/10), na cidade de Pão de Açúcar.

O encontro reuniu cerca de 60 (sessenta) municípios de todas as regiões do estado, além da discussão da pauta proposta pela Diretoria da UNCME, atendendo ao Estatuto da UNCME nacional e estadual, aconteceu a eleição para a nova Coordenação Estadual, que compreende o biênio 2019/2021. 

Durante o evento o conselheiro de Campo Alegre, professor Lucas Rinaldo Vieira Silva, foi eleito por aclamação dos presentes como novo Coordenador da UNCME/AL e que Campo Alegre, através do Conselho Municipal de Educação, será a nova sede da UNCME/AL.

O Conselheiro Lucas Rinaldo, garantiu esse espaço, pela sua postura ética, corajosa, esperançosa e por estar de forma bastante significativa, junto a UNCME, SEMED, contribuindo com a formação e o fortalecimento dos conselheiros, nos recantos de Alagoas, assumindo um papel de protagonista no desenvolvimento e oferta de uma educação que atinja a qualidade social para todos/as.

O presidente do Conselho de Educação de Campo Alegre, professor José Jadilson, parabeniza o conselheiro, agora também Coordenador da UNCME/AL.

“Tudo isso é motivo de muito orgulho para os campo-alegrenses, para a nossa educação e, principalmente, para nosso Colegiado. É inegável que com seu carisma, liderança, respeito e espírito super democrático, colaborou e muito para que o CMECA se tornasse referência no Estado de Alagoas. Por isto, não tenho dúvidas de que a UNCME/AL, irá tornar-se referência nacional. Te agradecemos e te parabenizamos”, destacou Jadilson.

O apoio recebido através da Gestora Municipal prefeita Pauline Pereira, da Secretaria Municipal de Educação, a parceria com o Poder Legislativo e o compromisso, as habilidades e competência inquestionáveis dos conselheiros/as que o compõe o Colegiado, fez o CMECA ocupar uma posição de destaque entre os demais conselhos em Alagoas.

“Foi graças a tudo isso, que hoje nos tornamos referência para alguns municípios de Alagoas, e o respeito e a admiração da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais  de Educação)”, destacou o agora novo coordenador Lucas Rinaldo. 

O CME

O Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre – AL, criado em 2010, pela Lei Municipal nº 592, completando seus 08 (oito) anos de criação e 07 (sete) de efetiva atuação, é Órgão integrante do Sistema Municipal de Ensino (SME). Com a independência e autonomia adquiridas, após ser legalmente criado, iniciou de forma participativa e democrática, o exercício de sua mais nobre e que o distingue entre os demais conselhos, que é a FUNÇÃO NORMATIVA, de forma a consolidar e instituir bases legais para o funcionamento, desenvolvimento e estruturação da educação municipal dentro de sua competência. 

O CMECA/AL, em seu pouco tempo de criação, credenciou todas as 22 (vinte e duas) Instituições Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, seguindo todas os tramites legais e emitiu até hoje, 44 (quarenta e quatro) Resoluções, trazendo segurança e legalidade a todas as ações voltadas à educação de Campo Alegre e participa ativamente, do Monitoramento do Plano Municipal de Educação – PME.

Nenhum comentário: