quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Deputada Jó Pereira faz balanço sobre eleições em entrevista na NN

A deputada estadual Jó Pereira (MDB), que teve uma expressiva votação no pleito eleitoral de 07 de outubro, (53. 600 votos) esteve na manhã desta quinta-feira (18/10) nos estúdios da Rádio Novo Nordeste FM. Na ocasião, ela falou sobre a conjuntura política frente à disputa ao Executivo Federal, atividades desenvolvidas na Casa de Tavares Bastos e fake news. 

A emedebista integra pela segunda vez, uma cadeira dentro do Poder Legislativo alagoano que no início do próximo ano terá cinco representantes mulheres. Segundo a parlamentar, Alagoas ultrapassou outros estados brasileiros quando se trata do ingresso de representantes femininas em cargos públicos.

“É um marco. A casa teve sim uma renovação de 27 deputados, hoje temos duas mulheres. Passamos a média brasileira. Com o resultado dessa eleição, 15% das vagas foram ocupadas por mulheres e em Alagoas chegamos a 18%”, informou.

Ao ser questionada sobre o significado do aumento da participação da mulher em espaços na política, Pereira disse configurar esperança de mudança. “A transformação de dias melhores passa pela representação da mulher. Não por uma questão de disputa, e sim pelo equilíbrio de forças (masculinas e femininas) somando juntas dentro do parlamento”, enfatizou.

Sobre como será a postura dentro da Assembleia Legislativa e se há interesse em pleitear um cargo na mesa diretora da Casa, a deputada pontuou não haver a necessidade de acumular cargos para ter bom desempenho em sua função.

Pereira, inclusive foi responsável por provocar o governo do estado a investir mais do que o mínimo exigido em saúde pública. Segundo ela, há um levantamento apontando 90% da população alagoana utiliza o Sistema Único de Saúde (não tendo dinheiro para contratar planos de saúde privados).  Em resposta, garantiu mais 1% de recursos a serem destinados ao tratamento de câncer. “É preciso investir mais. Sergipe e Pernambuco já fazem isso. Quem tem câncer tem pressa”, afirmou.

No que tange a conjuntura política atual, Jó disse não ter uma posição definida. O que há é uma polaridade e uma disputa muito conflitante. Ela deixou o eleitor livre para tomar sua decisão e fez um alerta ao povo brasileiro de que a luta inicia após a decisão eleitoral.

Devemos pensar em política como um todo e não traçar meios cenários de realidade como fazem os dois candidatos à Presidência da República.

Para concluir, a deputada disse que a participação da população ativa nas redes sociais é muito importante. Mas, quando se trata da divulgação de notícias falsas pela internet, deve-se ter muito cuidado. “Fui vítima da Fake News. Para enfrentar essa situação é preciso haver um controle investigativo intensivo”, finalizou.
Com NN1

Nenhum comentário: