quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Prefeitura de Campo Alegre prepara fechamento do Lixão do município

O município passará a enviar todo o lixo coletado para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) do Agreste

Nos últimos dias a prefeita Pauline Pereira e os secretários municipais envolvidos com o serviço de coleta do lixo e coleta seletiva do município de Campo Alegre realizaram algumas reuniões para encontrar soluções e definir o fechamento do Lixão do município para atender o cronograma do encerramento dos lixões. 

A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada dos resíduos gerados.

Desde o início desta semana que todo o lixo coletado no município já está sendo destinado para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) do Agreste, no município de Craíbas, reduzindo, através da tecnologia utilizada na CTR, o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos. 

O município está montando uma estação de transbordo para receber o lixo da coleta diária, onde no dia seguinte todo o lixo coletado será levado para a CTR. Assim o município encerra o seu lixão e passará a destinar corretamente os resíduos da cidade. 

“É um grande desafio porque a logística para levar o lixo para a central de tratamento eleva os custos finais da tonelada do lixo, encarecendo todo o processo de destinação adequada desses resíduos”, destacou a prefeita Pauline Pereira.

O município de Campo Alegre nos últimos anos tem sido referência também no sistema de Coleta Seletiva, onde a Cooperativa dos catadores de Materiais recicláveis – Coopecmarca, conta com total apoio da prefeitura na execução do serviço, agregando renda aos cooperados e um trabalho de conscientização ambiental junto à sociedade que também participa com a separação do que é lixo e o que pode ser reciclado para ser recolhido pela cooperativa.

“Agora com o fim do lixão precisaremos ainda mais da participação de cada cidadão com o trabalho de coleta seletiva, pois quanto mais materiais recicláveis forem colhidos, diminuirá as despesas do município para com o destino do lixo, e essa conta quem pagará somos todos nós”, destacou o gestor administrativo Nicolas Pereira.
Caminhão de lixo de Campo Alegre na pesagem no CTR do Agreste
Estação de transbordo recebendo lixo no município para triagem
Coopecmarca realiza trabalho de coleta referência em Alagoas

Gestores municipais em reunião em debate o fim do lixão

Nenhum comentário: