sexta-feira, 24 de novembro de 2017

V ExpoAfro marca o encerramento da Semana da Consciência Negra em Campo Alegre

O projeto foi promovido pelas Secretarias municipais de Educação e de Cultura 

O município de Campo Alegre realizou no período de 17 e 24 de novembro a Semana Temática da Consciência Negra, com objetivo de promover a valorização e divulgação da cultura afro e debater sobre o sentido do dia “20 de novembro: Dia da Consciência Negra”, o qual precisa ser lembrado para dar uma ressignificação a história do negro no país, suas lutas pela liberdade e dialogar sobre o preconceito em relação a questão racial que ainda permeia a sociedade.

Dentro desse objetivo, durante toda a semana uma grade programação foi realizada nas escolas municipais que realizaram ações e projetos dentro da temática da cultura afro. 

A culminância das atividades da Semana da Consciência Negra aconteceu nesta sexta-feira 24, com a realização da V EXPOAFRO no Centro Social de Campo Alegre – CESCA. O projeto foi promovido pelas Secretarias municipais de Educação e de Cultura.

O evento contou com uma importante palestra ministrada pelo professor José Benedito da Silva que é professor da disciplina de história no município. Em seguida deu inicio a uma bela programação cultural com apresentações de danças, musicais, encenações coreografadas com a participação de estudantes da rede municipal de ensino, contemplando temas relacionados a identidade negra, cultura afro-brasileira e afirmação étnico-racial.

SIGNIFICADO DO DIA 20 DE NOVEMBRO

A morte de Zumbi, em 20 de novembro de 1695 inspirou a criação do dia Nacional da Consciência Negra, data que simboliza a luta contra o racismo e em defesa da liberdade, de uma sociedade mais equitativa e de igualdade. O dia 20 de novembro ainda ecoa o Grito do Zumbi dos Palmares, por liberdade e uma sociedade livre de preconceitos, discriminações, mas justa, cidadã e solidária.

A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar. Apesar da data ter sido instituída como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pela Lei nº 12.519/2011, ainda não é considerada feriado nacional.

Em Alagoas, a Lei nº 5.724 de 1º de agosto de 1995 decretou o 20 de novembro como feriado estadual.

A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo.

Então, comemorar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória a figura histórica deste líder, sua importância na luta pela liberdade e também pela afirmação do negro na sociedade brasileira.
 

Nenhum comentário: