sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Secretaria de Educação realizou Seminário de experiências exitosas na educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira (23), no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, o Seminário de conclusão do Programa Educação Infantil – PEI, para apresentação de Experiências Exitosas realizadas do referido Programa.

O evento teve como principal objetivo socializar os saberes e conhecimentos construídos ao longo deste período e as conquistas obtidas que atribuíram qualidade à Educação Infantil no município de Campo Alegre.

Durante o evento houve a apresentação das Equipes Gestoras, Professoras, Auxiliares e Apoio com os seguintes temas:

CEI JACI VIEIRA
- Leitura para bebês;
ESCOLA OLIVAL TENÓRIO - O protagonismo das crianças nas experiências de alimentação (implantação do self sevice);
CEI LIZETE ALVES - Ocupação Criança (brincar/ Cultura escrita);
ESCOLA ELITA TENÓRIO - O brincar (faz de conta);
ESCOLA MARIA LOURINETE - Escrita pelas crianças na Educação Infantil;
ESCOLA CICERO SALUSTIANO - Alimentação Saudável;
ESCOLA VIRGEM DOS POBRES - Aproximação com a cultura escrita através de atividades significativas de leitura e escrita;
CEI MARIA JOSÉ - Os cuidados como práticas educativas e hábitos de alimentação saudável;
CEI MARIA VALCIRA - O protagonismo das crianças na Educação Infantil.
CEI CICERA MARINHO - Alimentação/Lavagem das mãos e Higiene do nariz;

Diante das apresentações realizadas, foi possível constatar que a Educação Infantil no Município de Campo Alegre avançou em diversos aspectos, tais como:

Crianças como centro do planejamento e protagonistas das ações; melhoria nos hábitos alimentares e cuidados pessoais;
Espaços das instituições sendo ocupados pelas crianças;
O brincar sendo garantido como direito das crianças fazendo parte do dia a dia dos pequenos; valorização e utilização de brinquedos não estruturados;
Leitura diária para as crianças inclusive para os bebês;
Crianças tendo acesso à diversidade textual com atividades significativas de leitura e escrita para aproximação da cultura escrita, crianças leitoras e escritoras mesmo antes de ler e escrever convencionalmente;
Mudança e melhoria na prática de muitos dos profissionais envolvidos;
Abertura a outras perspectivas, mudanças de concepções, participação das famílias nas atividades diárias desenvolvidas com as crianças.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da SEMED, Professora Ana Maria, “Tudo que foi desenvolvido nesse processo, consiste num projeto determinante à inovação e à melhoria da qualidade da aprendizagem e o desenvolvimento de nossas crianças e de toda equipe que teve o privilégio de participar deste programa tão importante e rico em experiências”disse.

“Estamos concluindo uma etapa e daremos continuidade a tudo que tivemos a oportunidade de aprender e desenvolver durante esse período de formação. Aproveitamos a oportunidade, para agradecer mais uma vez, a nossa gestora municipal, Prefeita Pauline Pereira, por nos proporcionar condições necessárias para ofertar uma educação de qualidade as nossas crianças” finalizou a coordenadora.

Sobre o Programa

O Programa que é uma ação social do Santander, iniciou em 2015 e está finalizando agora em 2017. É coordenado pelo Instituto Avisa Lá em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Alegre e o MEC.

Durante a execução do programa, as técnicas da SEMED, Professoras Adriana Martins, Ana Maria, Andréa Pereira e Márcia Nascimento, que são responsáveis pelo Programa Educação Infantil – PEI em Campo Alegre, realizaram formação continuada com as equipes gestoras e para todos os profissionais envolvidos com a Educação Infantil, que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino, dando continuidade ao que o PEI orienta.

A formação continuada na área pedagógica foi ministrada pelas técnicas da SEMED Ana Maria e Márcia Nascimento para as equipes gestoras das Instituições com os seguintes temas:

Criação de contextos significativos para o Brincar com ênfase no faz de conta;
Aproximação com a cultura escrita: Leitura pelo professor e leitura pela criança;
Escrita pela criança, Ocupação Criança.

Já na área de Gestão Saúde e Bem Estar, a formação foi ministrada pelas técnicas Andréa Pereira e Adriana Martins, abordando as temáticas:

Cuidados básicos de saúde na Educação Infantil: higiene das mãos, higiene do nariz, visando à redução de doenças infecciosas em coletividade;
Os ambientes da Educação Infantil: a estética e organização dos espaços para autonomia, socialização, construção da identidade e novas aprendizagens: implantação do self-service;
A qualidade das interações: o acolhimento e a construção de vínculos e de confiança com as famílias.
 

Nenhum comentário: