sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Educação e Saúde de Campo Alegre realizam ações integradas no combate ao Aedes Aegypti

As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus estão sendo realizadas de forma continua no município de Campo Alegre. Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação possibilitou a realização de alguns mutirões de combate com a participação de cerca de 1500 alunos, dos 6º e 7º anos de 05 Escolas da Rede Municipal de Ensino que estão desenvolvendo ações através do Projeto “Todos contra o Aedes Aegypti”.

As ações realizadas nas escolas tiveram início em outubro, a partir da entrega das Cartilhas e têm como objetivo conscientizar alunos, funcionários, pais e comunidade em geral sobre a importância de viabilizar medidas voltadas para eliminar os criadouros em suas residências e nas comunidades em que residem.

O trabalho vem sendo desenvolvido diariamente com os alunos através das seguintes atividades:

Palestras, Visitas as residências e colagem de etiquetas nas portas, Produção de Paródias, Criação de Histórias em quadrinhos, Produção de Poemas, Produção de Redação, Estudo de material online, Vídeos de Conscientização sobre a prevenção e combate ao mosquito transmissor.

A meta é que toda informação obtida na escola seja compartilhada com a comunidade, orientando a população sobre como agir no combate ao Aedes aegypti e eliminar qualquer foco que possa servir como criadouro para larvas do mosquito.

Além dos estudantes, a campanha envolve agentes de endemias, profissionais da educação e familiares. A ação de mobilização integra o Programa Saúde na Escola (PSE).

Após todo o trabalho desenvolvido pelas escolas, os alunos e professores participarão de concursos referentes ao “Projeto Aedes Aegypti”, uma iniciativa da Ensinart Editora.

As atividades desenvolvidas durante o projeto serão encaminhadas a Secretaria Municipal de Educação, que selecionará 06 trabalhos de alunos, sendo 02 em cada categoria: história em quadrinhos, paródias musicais/poemas e melhor redação e 06 de professores, nas categorias: prêmio meio ambiente, melhor projeto e prêmio criatividade.

A SEMED encaminhará a Ensinart Editora, até o dia 24 de novembro, os 12 trabalhos selecionados, que concorrerão com outros municípios alagoanos.

A equipe da editora selecionará, entre os municípios, de 06 a 10 trabalhos por modalidade. Os selecionados terão seus trabalhos divulgados na página do projeto no Facebook, para votação pública, de 27 de novembro a 02 de dezembro de 2017. Serão premiados, os 03 trabalhos mais votados, por modalidade/concurso.

 “É necessário o engajamento de todos/as nas ações que estão sendo realizadas para combater o mosquito e nas escolas é fundamental esse trabalho, porque os alunos se transformarão em multiplicadores, que irão passar as informações de combate e prevenção para seus familiares e vizinhos”, destacou a coordenadora de Programas e Projetos da SEMED.
 

Nenhum comentário: