sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Técnico da SEMED participou de oficina sobre segurança, ética e cidadania na internet

Na ultima terça-feira (14), o técnico da Secretaria Municipal de Educação de Campo alegre - SEMED, Luiz Inácio Júnior, participou da Oficina - “Segurança, ética, cidadania na internet: educando para boas escolhas online”, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Alagoas, em Maceió. O evento integra o Projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federalm em parceria com a organização não governamental SaferNet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil – GGI.br.

O evento contou com a participação de diversos profissionais de vários municípios do estado, visando contribuir para o debate e a capacitação de educadores no tema, formando agentes multiplicadores em instituições de ensino com a finalidade de orientar e como lidar com o fato de crianças e adolescentes estarem utilizando a internet/redes sociais cada vez mais cedo, por isso então, a importância de utilizar a internet com responsabilidade, fazendo boas escolhas online.

Durante a oficina, foi possível entender melhor como lidar com o fenômeno das redes sociais, que inúmeras vezes interfere diretamente no processo de ensino aprendizagem nas escolas.

A palestra ministrada pelo psicólogo Rodrigo Nejm, da “Safernet” Brasil, mostrou que é possível utilizar a internet didaticamente, como aliada no processo de ensino aprendizagem, tornando assim, o ambiente em sala de aula mais dinâmico e proativo, já que, atualmente, a internet e redes sociais são utilizadas pela maioria dos alunos e alunas da rede pública de ensino.

Ainda, durante a palestra, o psicólogo discorreu acerca dos riscos que o uso irresponsável da internet pode trazer a partir do que dispõe a legislação Brasileira com relação aos crimes virtuais, com uma mensagem de alerta de como proceder do ponto de vista legal diante de um crime virtual.

A proposta era oferecer a professores e demais operadores do sistema de direitos subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

 “Ações como esta, contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento de ações voltadas a orientação acerca do uso correto da internet dentro do ambiente escolar, podendo inclusive, ter a internet como aliada do professor e dos alunos na busca pelo conhecimento e claro, orientar alunos e alunas quanto aos crimes virtuais e os problemas que causam”, destacou Luiz Inácio Júnior, que é coordenador Técnico Municipal do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – SIPIACT e também do Projeto Construindo uma Cultura de Paz.

Nenhum comentário: