quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Alunos da rede pública municipal participam de momentos de descontração antes da Prova Brasil

As aplicações da Prova Brasil 2017 iniciaram nesta segunda-feira (23) e vão até o dia 03 de novembro e as instituições de ensino do município uniram todas as suas forças, energia e criatividade para a preparação dos estudantes dos 5° e 9° anos para participação do exame.

O resultado desta avaliação incide diretamente no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica – IDEB do município.

O exame tem como objetivo avaliar os alunos, inclusive para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, respondendo questões de Língua Portuguesa e Matemática.

As primeiras escolas do nosso município que receberam a provas foram:
- Escola Maria Lourinete Porto (Chã da Imbira);
- Escola Olival Tenório (Usina Porto Rico);
- Escola Rui Palmeira (Povoado Belo Horizonte);
- Escola Cícero Mizael (Luziápolis).

Antes de fazerem o exame, os/as alunos/as dos 5º anos foram recepcionados/as com muito carinho e com um delicioso café da manhã, depois tiveram um momento de relaxamento para ficarem mais tranquilos/as antes da realização da Prova.

Na terça-feira (24), segundo dia de aplicação da Prova Brasil, 02 Instituições de Ensino aplicaram o exame para alunos dos 5º anos, foram elas:
- Escola Helenilda Correia;
- Escola Miguel Matias.

As escolas receberam os/as alunos/as com um café da manhã maravilhoso e com muita alegria e descontração, além disso, foram espalhadas fotos por toda escola, dos/as alunos/as durante ações realizadas pela instituição durante o ao letivo, com o intuito de motivá-los/as na hora da prova.

A preparação do corpo discente das escolas do município de Campo Alegre para a Prova Brasil foi marcada por uma grande mobilização que envolveu além da equipe docente, equipe gestora, coordenação pedagógica, toda a comunidade escolar.

A emoção tomou conta das escolas na quarta-feira (25), terceiro dia de aplicação da Prova Brasil. As provas foram aplicadas para alunos dos 5º anos e 9º anos em 03 Instituições de Ensino:
- Escola João Rogério
- Escola Pedro de Oliveira (Luziápolis)
- Escola João Fernandes Vieira (Chã da Imbira)

Algumas escolas receberam os/as alunos/as com tapete vermelho, café da manhã ao ritmo de balada e tudo, como foi o caso da Escola João Fernandes, para proporcionarem um momento de descontração aos alunos que participaram da prova neste dia. Após este momento houve uma breve sessão de relaxamento e em seguida todos foram liberados para tomarem banho e retornarem para almoço, e ao tempo em que almoçavam assistiam a slides de todos os momentos vivenciados desde o início do ano até o dia que antecedeu a tão esperada prova.

Os/as alunos/as das Escolas Pedro de Oliveira e João Rogério foram recebidos/as com muita alegria e entusiasmo. Tiveram momentos de relaxamento, lanche coletivo, ginástica laboral e muita descontração para deixá-los/as relaxados/s para a prova. 

Nesta quinta-feira (26) a recepção para os/as alunos/as dos 9º anos, ficou por conta das escolas:

- Professora Zenóbia Ferreira
- Monsenhor Hildebrando Veríssimo

Os/as alunos/as foram recebidos/as com boas vibrações, momentos de incentivo e motivação a fim de que os/as mesmos/as estivessem o mais tranquilo/a possível para fazerem a prova. Além disso, foram recebidos/as com um belo café da manhã e palestras motivacionais.

A mobilização por parte da SEMED foi permanente, no entanto, para concretizar um aprendizado de qualidade em todas as séries e em todas as escolas, fez-se necessário o empenho de todos e foi isso que aconteceu ao longo do ano letivo.

A aplicação na sexta-feira (27), quinto dia de Prova Brasil, ocorreu para alunos/as do 3º ano médio das Escolas Estaduais:

- Escola Estadual Dom Constantino Leurs;
- Escola Estadual Dorgival Gonçalves.

A aplicação da Prova Brasil vai até 03 de novembro, mas no município de Campo Alegre, hoje (31) foi o último dia.  A aplicação ocorreu para alunos/as dos 5º anos das Escolas Felizardo Souza e Menino Jesus de Praga, ambas localizadas no Distrito de Luziápolis.

Neste último dia de aplicação, as escolas receberam seus alunos com um café da manhã maravilhoso, com palestras motivacionais, alongamento e aquecimento com o professor de educação física e muitas vibrações positivas antes de entrarem nas salas. Ao terminarem a prova, a equipe diretiva serviu pizza aos/as alunos/as, que adoraram, por sinal.

A gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, não tem medido esforços para preparar melhor os alunos e motivá-los, proporcionando um ambiente favorável à melhoria da qualidade da educação e incentivá-los a dedicarem-se cada vez mais aos estudos.

O resultado será divulgado apenas no próximo ano. Mas as expectativas são muito positivas tendo em vista o trabalho realizado ao longo do ano pela SEMED. Houve uma grande mobilização por parte da DIGEN – Diretoria de Gestão de Ensino, através da equipe Pró IDEB.

Foram ofertadas formações continuadas em Língua Portuguesa e Matemática para os professores de 5º/9º anos, com o objetivo de melhorar a prática docente, trabalhando dois eixos: motivar os professores e qualificá-los em relação à Prova Brasil.

 “Foi maravilhoso ver o engajamento das Instituições de Ensino que têm usado sua criatividade e compromisso pela causa para prepararem os alunos também psicologicamente, com o intuito de deixá-los ainda mais confiantes para a Prova Brasil. Não tenho dúvidas que fizemos o possível para atingir a nossa meta. Agradeço a todos os nossos alunos, professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino, secretários escolares, auxiliares de serviços diversos, merendeiras, aos pais dos alunos que têm sido nossos fiéis parceiros durante esta jornada, enfim a todos que fazem a comunidade escolar. E não poderíamos deixar de agradecer imensamente a nossa Prefeita Pauline Pereira que tem nos proporcionado as condições necessárias para superarmos as dificuldades e garantir um ensino digno e de qualidade aos nossos alunos”, destacou a Professora Graciene Alencar Secretária de Educação.
 

Nenhum comentário: