segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Semana do Jovem Eleitor pretende incrementar alistamento de jovens em todo o Brasil

Em Campo Alegre o alistamento acontece no Cartório Eleitoral da 47ª zona 

De 06 a 11 de novembro, todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país estarão com suas atenções votadas para a Semana do Jovem Eleitor, uma mobilização nacional que objetiva incentivar os jovens entre 16 e 18 anos – que ainda não são obrigados a votar – a fazerem seu alistamento eleitoral. Em Alagoas, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), 23.734 eleitores são menores de 18 anos.

Em todo o Estado, os cartórios eleitorais estarão mobilizados para a realização de palestras educativas em escolas públicas e privadas, para falar sobre a importância do voto e da participação efetiva no processo democrático que é o período eleitoral. Além do alistamento dos jovens, o Tribunal também quer diminuir o fluxo de eleitores nos cartórios nas semanas que antecedem o fechamento do cadastro, evitando tumultos e aglomerações.

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com jovens de 16 a 20 anos, mostrou o perfil de um jovem esperançoso de que ele próprio pode fazer a diferença para a vida pessoal, mas desestimulado no que diz respeito a participar, de forma ativa ou mesmo passiva, de uma mudança mais profunda para o país.

“É esse quadro de desânimo que nós precisamos mudar e destacar a importância do envolvimento do jovem em todo o debate e processo eleitoral. O jovem é essencial para a mudança que tanto precisamos e é por isso que a Justiça Eleitoral dedica esta semana para que eles façam seus alistamentos e se tornem eleitores conscientes de seu importante papel na construção de novos capítulos na história do nosso país”, esclareceu o presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques.

Local de atendimento em Campo Alegre

Para fazer o alistamento eleitoral, é preciso se dirigir ao Cartório Eleitoral de Campo Alegre, na Avenida João Fernandes Vieira, 495 (Antiga Rua Nova), próximo ao GPM. 

Os jovens de 16 até 18 anos incompletos que quiserem tirar o Título de Eleitor devem se dirigir ao cartório eleitoral, portando um documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência. Atendimento de segunda à sexta-feira no horário de 7h30 às 13h30.

Nenhum comentário: